VEJA OS DESTAQUES DA SEMANA EM SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Tania Guerra-Pref. Santa Cruz 14/09/2010 - 12:12:18 Noticias

FESTA EM LOUVOR A SÃO ROQUE E ALMOÇO DA REDE DO CÂNCER EM SANTA CRUZ
O próximo final de semana será movimentado pela Festa de Louvor a São Roque e almoço da Rede de Combate ao Câncer em Santa Cruz do Rio Pardo.
A comunidade do bairro rural Figueirinha de São Roque faz quermesse no sábado (18/09) a partir das 20h e almoço no domingo (19/09), a partir das 11h.
Ainda no domingo, a Rede de Combate ao Câncer realiza almoço em prol da entidade no salão de festas da Capela Figueira de Santo Antônio, a partir das 12h. No cardápio salada verde, salada de beterraba com abacaxi, arroz, feijão, macarronada a bolonhesa, pernil e frango assado e de sobremesa doces caseiros. Os cupons ao valor de R$12 podem ser adquiridos na sede da Rede de Combate ao Câncer, rua José Epifânio Botelho, nº 914, ou na hora do evento.
EXPOSIÇÃO “ZUMBI: PASSADO E PRESENTE” NO NÚCLEO PROFESSOR MORAES EM SANTA CRUZ
O Centro Educacional Infanto Juvenil vai sediar a exposição “Zumbi: passado, presente”. A exposição, promovida pela Acogelc (Associação Companhia da Ginga Esporte Lazer e Cultura) dentro do projeto Ponto de Cultura, fica no núcleo de 20 a 27 de setembro das 8h às 17h. O endereço é rua José Vidor, 1091, Vila Oitenta. No dia 27, uma segunda-feira, além da exposição, a Acogelc vai desenvolver oficinas culturais com os visitantes, como percussão, hip hop e capoeira.
Cada uma das 20 peças de cabaças expostas conta a história de um ano da vida de Zumbi. A exposição foi montada e confeccionada pelos jovens integrantes da Acogelc. A exposição é itinerante. No mês de abril, por exemplo, esteve no CRAS do bairro São José e no início de agosto, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental e Frei José Maria Lorenzetti.
Além do material permanente da exposição, os alunos do Núcleo também confeccionaram desenhos e maquetes de quilombos e fizeram pesquisas sobre cotas para negros e ancestralidade.
ORQUESTRA “VIOLA DE OURO” NO CORETOENCANTO EM SANTA CRUZ
A Orquestra “Viola de Ouro” vai se apresentar no Coretoencanto no próximo domingo (19/09) em Santa Cruz do Rio Pardo.
A orquestra, formada por jovens, traz o sertanejo de raiz. Dentre os instrumentos violas caipiras, violões, acordeon e contra baixo. A orquestra já se apresentou em vários eventos na cidade, como festas juninas e homenagens. Os ensaios são realizados no Conservatório Oswaldo Lacerda aos sábados.

Coretoencanto
O Projeto Coretoencanto iniciado em 2009 é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude que objetiva identificar, valorizar e promover a difusão cultural na cidade. A idéia é também dar uma nova opção de cultura e lazer à população e levar toda a família para a praça.
No último domingo (12/09) foi a vez da apresentação da banda Achados e Perdidos. O show atraiu diversas pessoas a Praça Deputado Leônidas Camarinha. A banda, antes denominada Lado B, é formada por Roberto Negrão nos vocais e guitarra, Maurício Saleme, vocais e bateria, MarceloYoneda nos vocais e teclado e no contra baixo, Jeferson. Achados e Perdidos nasceu da reunião de músicos de diversas bandas da cidade. A união se deu com a intenção de resgatar a música dos anos 80 e 90. No repertório de MPB ao Pop Rock Nacional.
TREINAMENTO SOBRE BRIGADA DE INCÊNDIO EM SANTA CRUZ
A Prefeitura, em parceria com Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual do Meio Ambiente, está realizando nesta 3ª (14/09) treinamento de Brigada de Incêndio em Santa Cruz do Rio Pardo. O curso que vai até o final do dia está sendo ministrado pelo Sub Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz.
No período da manhã foi aplicada a parte teórica no palácio da Cultura. À tarde os participantes participarão de uma simulação de incêndio num terreno do bairro Chácara Peixe.
Funcionários das prefeituras de cinco cidades da região, além de Santa Cruz, estão participando do treinamento. Óleo, Espírito Santo do Turvo, Bernardino de Campos , Ipaussu e São Pedro do Turvo. A finalidade da capacitação é montar brigadas de incêndio com funcionários de cada Prefeitura para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Os participantes vão receber apostila e certificado.
O treinamento também conta pontos para o Programa do Governo do Estado, Município Verde e Azul, que terá a entrega do selo no mês de novembro.
PREFEITURA REALIZA PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO NA ADEFIS EM SANTA CRUZ
A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação em parceria com Rotary Clube está realizando desde o início de 2010 projeto de alfabetização aos integrantes da Adefis (Associação de Deficientes Físicos Santacruzense). As aulas, de duas horas cada, são dadas todas as quartas e quintas, na sede da associação, das 13h30 às 16h30.
A professora da rede municipal de ensino, Selma Regina Lopes de Oliveira, é quem ministra as aulas aos 13 participantes, que têm entre 51 e 85 anos, todos com alguma deficiência física.
A metodologia aplicada pela professora é a do Programa Light House do Rotary Clube, adotado pelo clube para alfabetização no mundo todo.
Segundo a Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação, Maria Helena Gregório de Oliveira Ferrari, a professora já tem notado alguns avanços no aprendizado dos atendidos, principalmente na questão da auto-estima. “Eles não perdem nenhuma aula e quando ficam doentes, querem se curar para voltar rápido”, revela a coordenadora.

PALESTRA SOBRE DST NO CRÊ-SER DA ESTAÇÃO DE SANTA CRUZ
Os integrantes do Projeto Crê-ser do bairro da Estação participaram de palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis nesta 2ª (13/09) em Santa Cruz do Rio Pardo.
A palestra foi ministrada pela enfermeira chefe do Posto de Saúde da Estação, Carla Cristina Oliveira Andrade. Durante o encontro de 1 hora nos períodos da manhã e tarde os alunos viram imagens trazidas pela palestrante e tiraram suas dúvidas fazendo diversos questionamentos.
ALUNOS DA ESCOLA FREI JOSÉ MARIA LORENZETTI PARTICIPAM DE OFICINA DE CONFECÇÃO DE BERIMBAU
Os alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundament

Parceiros