CAMPANHA CONTRA O CRACK VISITA O CR

Renata Tiburcio 15/09/2010 - 09:44:29 Noticias

No último sábado, 130 reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, receberam os voluntários da Campanha “Dê um Basta! Diga Não ao Crack!”.

O convite para apresentação no CR partiu das assistentes sociais, psicólogas e da diretora do Centro de Ressocialização, Suely Gomes Ferreira, que perceberam os malefícios do crack.

“Ficamos impressionados com o número de jovens naquele lugar. Rapazes bonitos e envolvidos, não sabemos em que mundo - tráfico, roubo, homicídio -, enfim não nos importamos em saber, só podemos afirmar que fomos bem aceitos ao lugar, pois todos prestaram atenção a cada palavra. Sabíamos que todos já tinham conhecimento do que é uma droga, mas concluímos que jamais haviam escutado o outro lado da droga: a destruição familiar, pessoal e social”, observou Renata Tiburcio, coordenadora da iniciativa.

O momento que mais chamou atenção foi quando o coordenador do Amor Exigente, Nadir Ferreira, perguntou aos detentos qual era a pessoa mais importante em suas vidas. Alguns afirmaram ser Deus ou a mãe, mas a maioria destacou ser ele mesmo, momento em que Ferreira explicou que todos devem se amar, respeitar e principalmente se valorizar, pois a alta-destruição começa conosco, e consequentemente a família vai se desestruturar.

Ao término da apresentação, alguns internos conversaram com os integrantes do grupo e agradeceram a presença. Renata, disse ter se surpreendido por um dos jovens que se aproximou e disse: “obrigado por não terem medo de vir nos orientar sobre esta droga, sei que somos vistos por muitos lá fora como casos perdidos e vocês, mesmo assim não mediram esforços e vieram transmitir esse recado, acreditando que também temos o direito à segunda chance”.

Os voluntários agradeceram à Gilberto de Oliveira, diretor da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Dra. Suely, à assistente social, Elisabeth Pereira Ramos, psicóloga, Sueli Regina Venâncio, Marta Regina Aires de Oliveira e Ana Caroline, estagiárias de serviço social e a todos que colaboraram para que a apresentação acontecesse.

De acordo com a coordenadora da campanha, o trabalho do grupo tem crescido a cada apresentação e motivado outras pessoas a participar dessa luta contra a droga.

Um exemplo dessa motivação é o grupo Atos Verídicos, que firmou parceria com o “esquadrão” e participou da palestra no dia 11. Composto por Romualdo, André, Fabiana e Glória que compõem e cantam RAP gospel, e pregam a valorização da vida.

A psicóloga Raquel Pires, Nadir Ferreira, Jorge Soares, Atos Verídicos, Fátima, PM Mello, radialista Edu Bala e a responsável pela campanha, Renata Tiburcio, podem ser contatados pelo site www.diganaoaocrak.xpg.com.br ou pelos telefones (14) 9618-9077 e 3322-2595.

Publicidade

Parceiros