Reajuste de 300% no valor venal é barrado por 8 votos a 3.

06/12/2018 - 11:06:22
Por: Jornal Debate

Projeto de reajuste de 300% do valor venal só teve três votos favoráveis

 

O prefeito Otacílio Parras (PSB) sofreu na noite desta quarta-feira, 5, uma derrota histórica. Os vereadores rejeitaram o projeto que previa aumento de 300% nos valores venais dos imóveis, mesmo com o prefeito usando a tribuna durante uma hora. Apenas três vereadores – Lourival Heitor (DEM), Milton de Lima (PR) e Luiz Antônio Tavares (PSB) – foram favoráveis ao projeto. Paulo Pinhata (MDB) se absteve e os demais votaram contra o reajuste.

Foi um duro golpe para o prefeito, que esperava a aprovação do projeto para planejar melhor o orçamento de 2019. Na tribuna, ele voltou a insistir que não haveria reajuste para o IPTU, mas admitiu um forte aumento no ITBI e disse que este tributo estava sendo sonegado em Santa Cruz do Rio Pardo, onde as escrituras de imóveis são lavradas em valores irreais. Ao fazer esta acusação, Otacílio disse que “dinheiro sujo” geralmente é sonegado por agiotas, ladrões e “contrabandistas”.

O vereador Luciano Severo (PRB) se irritou com o pronunciamento do prefeito e passou a narrar as declarações de imóveis de Otacílio Parras, em valores muito abaixo do mercado. Entre eles, estão salas comerciais em edifícios da cidade declaradas por R$ 12 mil ou terrenos na avenida Tiradentes por R$ 30 mil. “Antes de acusar a população, o senhor deveria dar o exemplo”, disparou Severo. Otacílio justificou que os valores são do Imposto de Renda e são os mesmos da época da aquisição de imóveis.

A sessão ficou tensa e o prefeito deixou o recinto imediatamente após usar a tribuna, sem dar qualquer entrevista à imprensa. Otacílio não acompanhou a votação, que daria ao governo a mais sonora derrota desde a posse em 2013.

Um a um, os vereadores ocuparam a tribuna para justificar seus votos contrários. Causou surpresa alguns parlamentares da base governista – como Cristiano Neves (PRB), Marco “Cantor” Valantieri e Cristiano de Miranda (PSB) – anunciarem seus votos contrários ao projeto. Paulo Pinhata (MDB) se absteve. Miranda foi um dos últimos a declarar o voto e disse que estava indo na “onda política” de votar contra.

(Leia mais sobre a votação do projeto
na edição de domingo do 
DEBATE)

VEJA O PLACAR FINAL

Votaram CONTRA o projeto de Otacílio:

– Murilo Costa Sala
– Marco Cantor Valantieri
– Joel de Araújo
– Cristiano Miranda
– Cristiano Neves
– Luciano Severo
– Edvaldo Godoy
– Maura Macieirinha

Votaram A FAVOR do projeto de Otacílio:

– Lourival Heitor
– Milton de Lima
– Luiz Antônio Tavares (Luizão da Onça)

ABSTENÇÃO:

– Paulo Pinhata

 

Veja Também

 

Parceiros

.

2010 - 2018 - Repórter Na Rua. Todos os direitos reservados