EMEF JOSÉ ALVES MARTINS É OFICIALMENTE INAUGURADA

www.jpovo.com.br 31/07/2014 - 13:45:38 Cidade

Uma grande solenidade marcou a inauguração da EMEF - Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof. José Alves Martins", no Jardim Itamaraty, na manhã desta quinta-feira, 31/07. Além dos alunos e professores, populares e autoridades prestigiaram o evento.

Entre os presentes estavam a prefeita Belkis Fernandes, o vice-prefeito Gilberto Severino, o ex-prefeito Toshio Misato e os vereadores Alexandre Enfermeiro, Cido do Sindicato, Tico da Boa Esparança, Roberto Tasca e Flávio Luis Ambrozim. Os familiares foram representados pelo filho Marcelo Martins e a viúva Vera Móia Camacho.

Continua depois da Publicidade

A EMEF José Martins está instalada na Rua Lauro Zimmermann Filho, nº 333. Sua capacidade é para aproximadamente 700 alunos e atualmente atende educandos dos 6ºs ao 9ºs anos. A construção de mais uma Unidade Escolar no bairro veio contribuir para a melhor aprendizagem, pois além de diminuir o fluxo de alunos por período, ela contempla diversas salas que poderão ser ampliadas em mais turmas com menos alunos em cada uma delas.

A construção da escola teve início em 2012 durante o governo de Toshio Misato e o investimento total de R$ 3 milhões. A unidade escolar tem uma área construída de 2.506m², composta por 12 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de informática e uma quadra poliesportiva coberta.

Histórico do Patrono

Professor José Alves Martins nasceu em 12 de novembro de 1937, na cidade de São Pedro do Turvo/SP, filho de Maria Ambrosina e Patrocínio Alves Martins. Com apenas alguns meses de vida mudou-se com sua família para a cidade de Jacarezinho-PR.

Prof. José Alves Martins fez licenciatura em História, pela  FAFIJA ( Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR); Estudos Sociais, pela Faculdade “Auxilium” de Filosofia, Ciências e Letras de Lins/SP; Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, pela Faculdade de Ciências e Letras de Avaré/SP. Especializou-se em História Contemporânea, realizado na Fundação Regional Educacional de Avaré pela PUC de Campinas/SP e fez Pós-graduação Lato-Sensu em Geografia, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho-PR;

Exerceu suas atividades profissionais como Escriturário, na Secretaria da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho/PR. Professor de Ciências e Economia Política no IEE “Horácio Soares” de 1965 a 1970; Professor de História, Assistente de Diretor e posteriormente Diretor, no GE “Professor Dalton Morato Villas  Boas” de 1970 a 1975; Professor de Filosofia da Educação, História da Educação e Sociologia, História, no Colégio Santo Antônio/OBJETIVO  de 1974 a 1999; Professor de Antropologia, História Econômica e Geografia Humana, nas Faculdades Integradas de Ourinhos(FIO) de 1985-1999; Professor de História na EE Profa. Esmeralda Soares Ferraz, EE. Virgínia Ramalho, Curso Positivo de Ourinhos, ETEL (Escola Eletrônica de Ipaussu), Curso Objetivo de Piraju, Seminário São José de Ourinhos. Recebeu o título de “Professor do Ano de 1989”, concedido pela Câmara Municipal de Ourinhos, ocorrido na referida casa, em 17/10/1989.

Em 1961, casou-se com Lia de Paula, que no ano de 2008 veio a falecer. Tiveram quatro filhos: Maria Emília, José Henrique, Marcelo e Luciano. No ano de 2009, casou-se com a senhora Vera Móia Camacho. Morreu em 24/01/2011, em Ourinhos, cidade a qual viveu 50 anos e aprendeu amar e adotou como sua, criou seus filhos e dedicou toda sua vida para contribuir com a melhoria da educação de sua população. Um exemplo a seguir não só por seus familiares, mas por todos que o conheceram. Deixou como legado, a ética, a solidariedade, o amor pela família e a dedicação ao seu trabalho.

Publicidade

Parceiros