ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ADEREM A TROCA DE ÓLEO USADO PELO NOVO

Prefeitura M. de Ourinhos 19/08/2014 - 18:37:53 Diversos

Mais de 550 litros de óleo usado deixaram de ser descartados na natureza

O governo de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura junto com os parceiros: Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Educação e SAE (Superintendência de Água e Esgoto), está dando continuidade ao projeto Óleo Mundo recolhendo o óleo usado em restaurantes, supermercados e Escolas da Rede Municipal de Ourinhos.

Continua depois da Publicidade

O projeto de coleta do óleo de cozinha usado faz parte do PIMC (Plano Integrado de Melhoria Contínua) e do Programa Município Verde Azul.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Diógenes Correa Leite, foram recolhidos mais de 550 litros de óleo usado, nos seguintes locais: EMEF Dorothildes Bononi Gonçalves na COHAB, Supermercado Bom Jesus no Jardim Santa Fé, Supermercado Avenida na Vila Perino e Pastelaria Yamamoto na Vl. Nova Sá. “O óleo recolhido nos locais acima foram armazenados em recipientes fechados (galão de 50 litros e garrafas pet) evitando contaminação do local assim contribuindo com o Meio Ambiente e recolhido por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura a qual se tornou um Ecoponto dando destino ambientalmente correto ao óleo”, disse Diógenes.

Cada 4 litros de óleo de cozinha usado é trocado por 1 litro de óleo novo. Sendo que 1 litro de óleo pode contaminar mais de 10.000 litros de água e encarecer o tratamento. Há empresas que reutilizam o óleo para fazer massa de vidro, tinta a óleo e biodiesel. O Fundo Social de Solidariedade oferece oficinas de sabão líquido a partir do resíduo, dando oportunidade a população de economia nos gastos com detergente ou até mesmo uma fonte de renda.

Publicidade

Parceiros