RECICLA OURINHOS FARÁ APRESENTAÇÃO EM ENCONTRO NACIONAL SOBRE INCLUSÃO DE CATADORES EM BRASÍLIA

Assessoria 20/08/2014 - 10:28:29 Cidade

Será realizada nesta quarta-feira (20), às 17h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a abertura oficial do Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis.

Na ocasião, estarão presentes o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. A abertura contará ainda com a presença do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Suarez Dillon Soares; do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques de Toledo Camargo; do presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), José Caetano Minchillo; e de Alex Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). 

Continua depois da Publicidade

O Encontro acontece até o dia 22 de agosto, na Finatec (UnB). O objetivo é debater tecnologias de gestão e de tratamento de resíduos sólidos urbanos que operam com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e, ao mesmo tempo, promover o diálogo entre o campo científico e tecnológico e as experiências desenvolvidas por organizações de catadores. 

Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Instituto de pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e a Universidade de Brasília (UnB), o evento contará com painéis de debates, sessões temáticas, apresentação de artigos acadêmicos, relatos de experiências, artefatos ou equipamentos de processamento relacionados à reciclagem de resíduos sólidos e produto resultado de reciclagem ou reaproveitamento de material reciclado. 

Na ocasião, serão apresentados mais de 150 trabalhos, de autoria de professores, estudantes, técnicos, gestores públicos e catadores, relacionados à inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis.

A Recicla Ourinhos teve o seu projeto inscrito e aprovado pela organização do evento. Integrantes da cooperativa farão uma apresentação ao público com o tema “Inclusão dos catadores na gestão da coleta seletiva e remuneração pela coleta seletiva”, onde vão expor o modelo de contrato de trabalho implantado com pioneirismo em Ourinhos, que é premiado pela própria Presidência da República e que serve de exemplo para a parceria entre o poder público e catadores de diversos municípios brasileiros.

Recentemente, a presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva e a prefeita Belkis Fernandes, estiveram, a convite da Presidência da República, na Itália para conhecer experiências exitosas do país sobre gestão de resíduos sólidos e coleta Seletiva. A oportunidade da visita técnica surgiu após a cidade ganhar o prêmio “Pró-Catador”, de iniciativa do Governo Federal, devido às ações municipais de inclusão social e econômica com os catadores.

A experiência adquirida durante esta viagem também fará parte da apresentação da Recicla Ourinhos em Brasília.

Publicidade

Parceiros