MAIS DE 500 ALUNOS SÃO ATENDIDOS PELO PROJETO DE ROBÓTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Prefeitura M. de Ourinhos 27/08/2014 - 20:41:41 Cidade

A meta do Governo de Ourinhos é proporcionar uma educação de qualidade. Assim, vários projetos são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação como ferramenta pedagógica e um que tem ganhado destaque é o da robótica.

         Atualmente, a rede municipal de ensino oferece o curso de robótica em 12 EMEFs (Dr. Salem Abujamra, Georgina Amaral Santos Lopes, Jornalista Miguel Farah, Pedagogo Paulo Freire, Prof. Francisco Dias Negrão, Prof Jorge Herkrath, Profª Adelaide Pedroso Racanello, Prof. Dorothildes Bononi Gonçalves, Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro, Profª Jandira Lacerda Zanoni, Profª Josefa Navaro Lemos e Profª Nilse de Freitas). As aulas são ministradas no contraturno das aulas para alunos de 4º e principalmente 5º ano do ensino fundamental.

Continua depois da Publicidade

         Qualquer aluno pode participar do projeto, desde que tenha a autorização dos pais ou responsáveis. Atualmente, ao todo, são aproximadamente 570 crianças que fazem parte deste projeto de iniciação a robótica. Neste nível, as crianças participam da aula lego que é dividida em quatro partes: Contextualização do tema, montagem do projeto, desafio e apresentação dos grupos.

         As turmas são formadas por 12 a 16 alunos e acontecem semanalmente. Os alunos trabalham normalmente em grupo de 4 crianças para desenvolverem as atividades propostas na aula. De acordo com a coordenadora de Informática e Robótica da Secretaria Municipal de Educação Claudiana Messias de Lima Fittipaldi as classes não são numerosas, visto que este é o número ideal de alunos para o desenvolvimento das práticas pedagógicas das aulas.

         Para o desenvolvimento das aulas, a Secretaria de Educação conta com 20 maletas, sendo 10 de iniciação a aula lego e outras 10 com material mais avançado e com mais funções.

         De acordo com a Secretaria Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes o objetivo do projeto é utilizar a robótica como ferramenta pedagógica em outras disciplinas. “Os alunos melhoraram seu desempenho acadêmico, além de desenvolver habilidade de trabalho em grupo e de oratória para as apresentações”, destacou. 

Publicidade

Parceiros