WORKSHOPS DO ENCONTRO REGIONAL DE TEATRO

Prefeitura M. de Ourinhos 27/08/2014 - 20:50:29 Região

 Teatro recebe peças de Teatro neste final de semana, nos dias 30 e 31        

         A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Projeto Ademar Guerra – Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, realizará oficinas, workshops e apresentações de teatro no próximo final de semana, 30 e 31 de agosto.

Continua depois da Publicidade

         Esta é mais uma iniciativa da pasta de Cultura para promover o intercâmbio cultural no município. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (14) 3302-3344 para efetuar suas inscrições nos workshops.

         Entre os workshops oferecidos estão: Interpretação, inter-relações entre teatro e TV e Oficina Laboratório: O movimento do corpo e da voz em estado cênico. As oficinas serão realizadas no  Centro Cultural Tom Jobim.

         Além disso, o Teatro Municipal Miguel Cury também receberá  

 Sábado – 30/08 – 20h 

Espetáculo: Angústia 

         O Grupo Menade e os Sátiros apresenta o espetáculo “Angústia”, que conta a história de dois seres, Iona Potapov e Seu Rocim. Um Homem e um Cavalo. Na cena, estão fincados no chão cobertos pela neve que os paralisam, a espera de passageiros que possam lhe render algum dinheiro para matarem a fome. Entre ambos o silêncio.  O Cavalo observa seu dono imerso na dor pela perda do filho causada por uma febre.  Estão a sós em meio ao caos. A narrativa fixa nos estados de alma dos dois personagens narradores, únicos. Nos apresenta um homem que tenta, a cada oportunidade, compartilhar a dor que lhe vai na alma. Ele precisa de alguém que o ouça. Ele precisa falar sobre a morte do filho. Mas ao seu lado, somente o cavalo, que enquanto mastiga, ouve tudo, paulatinamente.

Ficha técnica espetáculo:

Autor: Anton Tchekhov

Dramaturgia: Cássio Pires

Direção: Denilson Biguete

Concepção de Luz: Denilson Biguete

Cenário: Thiago Cardoso e Rogério Quintanilha

Figurinos e adereços: Victor Botelho

Maquiagem: Junior Benites

Fotografia: Fernando Martinez

Música: Fábio Manfrim

Workshop teatro narrativo: Eduardo Herculano e Cássio Pires

Workshop partitura cênica: Marilyn Nunes

Orientador do Projeto Ademar Guerra: Cássio Pires

Produção: Cida Camargo

Elenco: Marcus Andrade e Thiago Cardoso 

 Domingo – 31/08 – 16h

Espetáculo: Na Ponta da Ponte do Novo Oriente   

         “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” é uma narrativa imagética, idealizada por Mário Coraini Irikura, onde ficção e realidade se misturam através das histórias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de 1908 em busca de fortuna e o difícil começo em terras desconhecidas. O espetáculo faz uso de Esportes, danças típicas como: Bon-Odori, princípios de Butôh, Bunrako (Teatro de Bonecos) e contos para pintar as cenas. A cultura japonesa trazida para o Brasil é revivida em tom nostálgico. A Ponte Novo Oriente, remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.

Segundo Mário Coraini Irikura, diretor da montagem, sua intenção ao criar o espetáculo era preservar a cultura japonesa transmitida pelos antigos. "Com a morte dos japoneses e seus descendentes mais idosos, vejo muitos costumes se perdendo. Desejo que a peça seja uma forma de não deixar essas histórias e tradições morrerem", conta ele. O próprio dramaturgo é neto de japoneses e viveu no Japão por dois anos, quando teve um contato aprofundado com as tradições de seus antepassados.

Ficha Técnica

Direção: Mário Coraini Irikura

Encenação: Ricardo Matioli

Dramaturgia: Mário Coraini Irikura/Camila Bolandin Cardoso

Elenco: Camila Bolandin Cardoso, Ênio Viana de Souza, Fabiana Harumi Suguiura da Silva, Fabrício Carvalho, Fernando Solix, Gabriel Mirck Amaro, Luiz Henrique Carneiro Alves, Mário Coraini Irikura, Matheus Cristino Ribeiro Cenografia: Cia Cid Chagas

Contra-regra: Ramone Loyola

Figurino: Cia Cid Chagas

Desenho de Luz: Ricardo Matioli

Operação de Luz: Gustavo Paiva

Sonoplastia: Mário Coraini Irikura

Operação de Som: Rafael Candil

Publicidade

Parceiros