ENCONTRO REGIONAL DE TEATRO

Prefeitura M. de Ourinhos 29/08/2014 - 17:04:20 Região

 evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Projeto Ademar Guerra –Secretaria de Estado da Cultura– que realizará nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo) no Centro Cultural Tom Jobim, oficinas, workshop e apresentações de cenas de espetáculos que estão em fase de montagem (seguidas de discussões a respeito) voltadas para os artistas e interessados na área. Além de peças teatrais que acontecerão no Teatro Municipal nos mesmos dias. 

Programação:

Continua depois da Publicidade

Workshop de Interpretação, inter-relações entre teatro e TV

Coordenação: Rai Junior

Dias 30 e 31 de agosto, das 10h às 18h

Atividade voltada para público da cidade e/ou região

Seleção: Maiores de 16 anos.

16 vagas

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Cultura

Local do workshop: Centro Cultural Tom Jobim

A oficina visa inserir os participantes, no universo do audiovisual. Além da interpretação para a câmera, a ideia é desmistificar o mito televisivo, apresentando os esquemas da produção diária e da criação instantânea, objetivando a poli-Valência do ator nas diferentes mídias.

Para compor os personagens no mesmo dia, as atrizes devem levar maquiagem e opções de roupa (saia, shorts, blusinha, calça etc.) e os atores, opções de roupa (bermuda, calça, blusa, boné).

Rai Junior é diretor e produtor cinematográfico, radialista, técnico em espetáculos de diversão e Integra a equipe de direção de programas da TV Globo. É formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, em Roteiro pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e em Administração pelo Centro Paula Souza.

Oficina Laboratório: O movimento do corpo e da voz em estado cênico

Coordenação: Márcia Baltazar

Sábado – 30/08, das 9h às 12h (turma1) e 14h às 17h (turma 2)

Seleção: A partir de 16 anos.

15 vagas por turma

Necessidades: roupas confortáveis e adequadas para trabalho corporal.

Local de inscrição: Secretaria Municipal de Cultura

Local da oficina: Centro Cultural Tom Jobim

A partir da constatação da impossibilidade de se trabalhar a expressividade da voz sem também se pesquisar metodologicamente a expressividade do corpo, o objetivo da atividade é amalgamar o corpo e a voz por meio da Técnica Klauss Vianna (técnica de dança e técnica somática) e de outros procedimentos para a conscientização da expressão da voz em cena.

Márcia Baltazar é doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2010 defendeu a tese “Corpo que age, sente e pensa: Dramaturgias do meu corpo e do encontro de durações”. Fez diversos cursos e assessorias com os grupos LUME e Barracão Teatro e com artistas internacionais.Nos últimos quatro anos, tem pesquisado sistematicamente a Técnica Klauss Vianna com a bailarina Jussara Miller e transponho esta técnica para o trabalho vocal do ator.

Espetáculos:

Recortes de Cenas

(trechos de peças que estão sendo montadas seguidas de debate)

Sábado e Domingo – 30/08, das 10h às 13h e 14h às 17h

Local: Centro Cultural Tom Jobim (auditório da EMMAC) 

Angustia

Menades e Satiros (Presidente Prudente)

Autor: Anton Tchekhov

Dramaturgia: Cássio Pires

Direção: Denilson Biguete

Release-Dois seres, Iona Potapov e Seu Rocim. Um Homem e um Cavalo. Na cena, estão fincados no chão cobertos pela neve que os paralisam, a espera de passageiros que possam lhe render algum dinheiro para matarem a fome. Entre ambos o silêncio.  O Cavalo observa seu dono imerso na dor pela perda do filho causada por uma febre.  Estão a sós em meio ao caos. A narrativa fixa nos estados de alma dos dois personagens narradores, únicos. Nos apresenta um homem que tenta, a cada oportunidade, compartilhar a dor que lhe vai na alma. Ele precisa de alguém que o ouça. Ele precisa falar sobre a morte do filho. Mas ao seu lado, somente o cavalo, que enquanto mastiga, ouve tudo, paulatinamente.

Gênero: drama

Duração do espetáculo: 50min

Classificação Indicativa do espetáculo: 14 anos

Sábado– 30/08 às 20h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Na ponta da ponte do Novo Oriente

Cia. De Teatro Cid Chagas (Pereira Barreto)

Direção: Mário Coraini Irikura

Encenação: Ricardo Matioli

Dramaturgia: Mário Coraini Irikura/Camila Bolandin Cardoso

Release: O espetáculo é uma narrativa imagética, idealizada por Mário Coraini Irikura, onde ficção e realidade se misturam através das histórias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de 1908 em busca de fortuna e o difícil começo em terras desconhecidas. O espetáculo faz uso de Esportes, danças típicas como: Bon-Odori, princípios de Butôh, Bunrako (Teatro de Bonecos) e contos para pintar as cenas. A cultura japonesa trazida para o Brasil é revivida em tom nostálgico. A Ponte Novo Oriente, remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.

Duração do espetáculo: 45min

Classificação Indicativa do espetáculo: livre

Domingo– 31/08 às 16h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Entrada franca sem necessidade de retirar ingresso.

Publicidade

Parceiros