GRANDE PÚBLICO PRESTIGIOU O I SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE DO ADOLESCENTE

Prefeitura M. de Ourinhos 16/09/2014 - 18:24:26 Cidade

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoveu neste final de semana, nos dias 12 e 13 de setembro, o I Seminário de Boas Práticas em Saúde do Adolescente.

         O evento foi destinado exclusivamente para profissionais da área da saúde, principalmente colaboradores das secretarias municipais de saúde, educação, esporte, assistência social, cultura, além de profissionais da segurança pública e conselhos municipais.

Continua depois da Publicidade

         O Seminário aconteceu no Teatro Municipal Miguel Cury. Na sexta-feira, 12,  a abertura do evento contou com a presença da prefeita Belkis Fernandes, do vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, secretário municipal de Saúde André Mello, do chefe do departamento de educação preventiva da Fundação para o Desenvolvimento da Educação da Secretaria de Estado da Educação, Edson de Almeida, a psicoterapeuta Alzira Ciampolini Leal e o  presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes) Osvaldo Luís dos Santos.

         A prefeita Belkis ressaltou que as políticas sociais que contemplam os adolescentes perpassam os profissionais de diversas áreas e anunciou que em breve Ourinhos ganhará um novo equipamento de saúde exclusivo para atendimento dos adolescentes. “Nosso intuito com este Seminário é promover uma capacitação dos profissionais de diversas áreas, visando promoção da saúde e prevenção. Aproveito a oportunidade para anunciar que já realizamos um programa específico de saúde do adolescente, mas agora teremos um espaço específico para esse atendimento multidisciplinar, nossa Casa do Adolescente”, destacou a prefeita.

         O secretário de saúde destacou que o evento promove a capacitação e atualização dos profissionais de saúde, além de  contemplar a difusão de políticas públicas universalizadas para o público adolescente.

         “A administração pública municipal está envolvida na busca incessante da capacitação dos profissionais da saúde e por extensão dos representantes dos outros setores e de toda sociedade ourinhense”, frisou André Mello. 

         De acordo com representante da Secretaria de Estado da Educação Edson Almeida os profissionais de diversas áreas devem ser capazes de informar e direcionar os adolescentes a tomarem boas decisões. “A reflexão sobre a saúde integral do adolescente permite que o profissional da área esteja mais capacitado e informado. Desta forma, é possível fornecer informações qualificadas para os jovens, assim  eles poderão fazer escolhas mais sadias para o desenvolvimento pleno”, avaliou.

         A psicoterapeuta Alzira afirmou que é necessário ter paixão com a causa para trabalhar com os adolescentes. “ O adolescente precisa de apoio para fazer escolhas boas. Ultimamente se descobriu em estudos da neurociência que aos 12 anos todos centros de prazer já estão formados, mas os centros juízo só terminam de se formar aos 18 anos. Por isso é uma idade perigosa, que deve ser trabalha com muita atenção e carinho”, declarou.

         Após a cerimônia de abertura, ocorreu a palestra da sexóloga Laura Muller. Durante coletiva de imprensa, Muller destacou que sua palestra “Educação Sexual em 8 lições” teria quatro grandes eixos: a gravidez fora de hora, prática sexual, doenças sexualmente transmissíveis e diversidade sexual. “Vamos fazer um bate papo com perguntas e respostas, assim conseguiremos interagir sobre vários assuntos”.  

         Já no sábado, 13, o evento iniciou com a palestra “O Papel da Escola na Prevenção” do prof. Edison de Almeida. Ainda no período da manhã a Dra. Fátima Noronha Bozelli dissertou sobre o Programa “Vivência da Casa de Mirassol”.

         Devido a um atendimento de urgência, a médica Dra. Albertina Duarte não pode participar do seminário, contudo sua palestra “Viver, Sentir, Agir!”, foi ministrada pela Dra. Alzira Ciampolini Leal.

         Após o almoço, aconteceu uma apresentação Cultural, seguida da apresentação da Dra. Alzira Ciampolini Leal, narrando a experiência da Casa do Adolescente de Heliopólis. Ainda no período da tarde a Ms. Vilma Bianchi apresentou uma palestra sobre os Mitos da Adolescência. Por fim, o secretário de Saúde André Mello, fez uma exposição sobre as Competências e Aspectos Legais do Adolescente.

         O I Seminário de Boas Práticas em Saúde do Adolescente contou com os seguintes apoiadores: Unimed, Café Jaguary, Pão de Açúcar, Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Megatour, Bisão Informática, Mônica A. dos Santos ME, Ingex, APJ, Avoa, Laboratório Ourilab, Demax, Padaria Record, Super Ensino, Leal Artes Gráficas, Eventorium, Kioski, Megatronic eVia Rosa Seguros.

Publicidade

Parceiros