CAPACITAÇÃO REGIONAL DA FRENTE PAULISTA FOI REALIZADA EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 23/09/2014 - 18:28:52 Cidade

Tema do evento foi: “O CRAS no enfrentamento das vulnerabilidades Sociais e Relacionais”

        Ourinhos sediou na segunda-feira, 22, o Encontro de Capacitação Regional da Frente Paulista, que reuniu 215 participantes, representantes de 44 cidades do Estado de São Paulo, tendo como tema “O CRAS no enfrentamento das vulnerabilidades Sociais e Relacionais”.

Continua depois da Publicidade

         O evento foi realizado em Ourinhos, no Teatro Municipal Miguel Cury, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a empresa Visão Treinamentos que operacionalizou a logística do evento. O objetivo foi proporcionar aos municípios a oportunidade de ofertar a seus técnicos a discussão de temas relevantes para os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), sendo uma idealização da mesa diretora da Frente Paulista.

         A Prefeita Belkis Fernandes saudou os participantes e falou a todos sobre sua experiência durante anos como secretária de Assistência Social e agora a oportunidade de estar à frente do Executivo Municipal. “É um prazer para Ourinhos sediar esse evento da Frente Paulista e receber gestores de todo o estado e das cinco regiões presentes. Fiquei durante 30 anos na área de Assistência Social, estou aposentada, mas vi todo o processo, desde a fase que antecipou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e é por esta porta que estou aqui hoje. Que este dia seja muito proveitoso para todos”, desejou.

         A secretária municipal assistência social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” falou sobre a importância do evento. “É muito bom sermos lembrados para aprimorar os nossos conhecimentos. Agradeço a presença de todos, em especial da nossa prefeita Belkis que foi membro ativo da Frente Paulista. Agradeço todos os membros da Frente Paulista pela sensibilidade de trazer para a região, de forma descentralizada esse encontro. Hoje temos o prazer de ter essa capacitação próxima de nós. É muito bom saber que temos pessoas compromissadas com a ética para nos ajudar a pensar as ações na política de Assisência Social”, destacou.

         O Presidente da Frente Paulista, Hélio Benetti, que é também o secretário de Assistência Social da cidade de Marília também fez suas considerações. “O tema a ser debatido hoje foi proposto pelos técnicos nas nossas reuniões mensais. Quando discutimos esse tema, a ideia principal foi capacitar os técnicos dos CRAS. Escolhemos Ourinhos para sediar este primeiro encontro e agradecemos a Cidinha e a Belkis pelo acolhimento. Para nós é motivo de grande alegria ter à frente do Executivo em Ourinhos uma pessoa que foi gestora da Assistência Social e entende que Assistência Social é uma política garantidora de direitos, cabendo ao poder público assegurar o acesso dos usuários a esses direitos num momento que a gente vive tanta dificuldade, principalmente os municípios de porte pequeno”, ressaltou.

         Também prestigiaram o evento o Vice-Prefeito Dr. Gilberto Severino, o Secretário de Saúde André Mello e a Secretária de Assistência Social Maria Tereza Paschoal de Moraes.

         O primeiro Encontro Regional abrangeu as Macro Regionais de Marília, Bauru, Itapeva, Avaré e Botucatu. 

Quem é a Associação Frente Paulista?

A Associação da Frente Paulista, COEGEMAS/SP – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada, com sede e foro em São Paulo/SP desde 1991, regendo-se por estatuto e normas próprias, representando os municípios do estado de São Paulo, junto ao Governo Estadual e junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome com a finalidade de suprapartidariamente consolidar a Assistência Social como Política Pública, intensificando a consolidação do Sistema Único de Assistência Social-SUAS para fortalecer a representação municipal nos Conselhos Estaduais, Comissão Intergestora Bipartite – CIB, Comissão Intergestora Tripartite – CIT e junto ao Colegiado Nacional CONGEMAS.

A Frente Paulista (COEGEMAS/SP) tem como diretrizes:

- Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);

- Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;

- Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos de Pactuação, Programas e Projetos;
- Coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;
- Promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública, contribuindo para que o cidadão conheça e faça valer seus direitos contribuindo para melhoria na qualidade de vida e fortalecer sua participação comunitária.

Publicidade

Parceiros