VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS APÓS INUNDAÇÕES

Prefeitura M. de Ourinhos 29/09/2014 - 19:42:33 Região

Ourinhos vivenciou uma grande tempestade na última quinta-feira, 25. Inúmeras regiões da cidade sofreram com inundações e a Vigilância Epidemiológica alerta sobre os riscos nesse tipo de situação.

Como consequência das enchentes e inundações, podem ocorrer doenças transmitidas pela água, como por exemplo, a leptospirose e diarreias.

Continua depois da Publicidade

         Depois do período de alagamento, quando as pessoas voltam para as suas casas, há mais chance de contaminação pela leptospirose. A Vigilância Epidemiológica alerta que é importante que todos se protejam com botas e luvas ao retirarem o lixo e a lama de suas casas, evitando o contato com a água ou lama de enchentes.

         Os sintomas da leptospirose são parecidos com os da gripe, como febre, dor de cabeça e no corpo, tosse e dor na panturrilha. A doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina do rato, que penetra no corpo através da pele, principalmente por machucados ou feridas.

          Essas bactérias podem estar na água contaminada, nos alimentos e no solo. Cães, gatos e animais silvestres também podem transmitir a doença. Aqueles que tiveram contato com água ou lama de enchente devem estar atentos aos sintomas da doença por um período de até 45 dias após o contato.

         Por conta do desabastecimento de água potável, muitas vezes a população utiliza água contaminada, expondo-se ao risco de diarreia. Recomenda-se que se faça uso somente de água clorada ou fervida para beber. Outros produtos a base de cloro, autorizados para o tratamento da água e registrados no Ministério da Saúde, poderão ser utilizados, observando-se atentamente as orientações contidas no rótulo do produto.

Orientações para prevenir a leptospirose:

  • Não utilize alimentos que tiveram contato com águas de enchente, alagamento, de fontes naturais ou poços;

    - Ao retornarem para suas casas, os moradores devem se proteger com luvas e calçados fechados (se possível bota ou calçado impermeável), retirar toda lama das paredes, móveis e utensílios, e também o lixo do chão. Na ausência de botas, use sacos plásticos duplos para proteger os pés.

    - Lave e desinfete todos os objetos que tiveram contato com águas de alagamento ou enchente;

    -Trabalhadores expostos a locais de risco (esgoto, lixos, lavouras), devem usar botas e luvas.

Publicidade

Parceiros