PELA PRIMEIRA VEZ, CAIXA D’ÁGUA PRÓXIMA AO CORPO DE BOMBEIROS GANHA ILUMINAÇÃO ESPECIAL

Prefeitura M. de Ourinhos 16/10/2014 - 18:33:54 Cidade

 Prefeita Belkis concedeu entrevista à imprensa em frente a caixa d’água dos Bombeiros, que também recebeu iluminação especial na cor rosa 

         Este ano novamente alguns prédios públicos de Ourinhos foram iluminados neste mês com a cor Rosa, em alusão ao movimento mundial "Outubro Rosa", com objetivo de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e do colo de útero, assim como mostrar às mulheres a importância do diagnóstico precoce.

Continua depois da Publicidade

         Para marcar o Outubro Rosa na cidade, a prefeita Belkis Fernandes, juntamente com o Superintendente da SAE Haroldo Adilson Maranho e o Secretário de Saúde André Mello, concederam entrevista à imprensa na noite desta quarta-feira, 15 em frente a caixa d’água no Corpo de Bombeiros, sendo este um grande monumento da cidade que recebeu luzes rosa, podendo ser avistada de longe por todos.

         Belkis deixou sua mensagem para que as mulheres cuidem de sua saúde, buscando a prevenção de doenças como o câncer. “Observamos que houve uma adesão muito grande das mulheres nos últimos anos. Hoje a SAE nos presenteia com a reforma e a iluminação do nosso monumento que é a caixa d’água, isso demonstra a valorização de uma obra que simboliza o município de Ourinhos. Além daqui, a Prefeitura, a Secretaria de Obras, Secretaria de Cultura, a Praça Mello Peixoto também são locais que estão iluminados com a cor rosa. O ‘outubro rosa’ é justamente para chamar a atenção das mulheres para fazer o diagnóstico, a prevenção do câncer de mama. Há também o laço rosa que é um símbolo que representa a luta contra o câncer de mama, que é um dos que mais mata mulheres no país. Mais de 22% de novos casos surgem a cada ano, então quando fazemos a prevenção, a probabilidade de cura é muito grande. Por isso, queremos chamar a atenção das mulheres de Ourinhos para que procurem a Unidade Básica de Saúde mais perto de suas casas para realizar o exame de mamografia, em especial aquelas com mais de 40 anos ou que tem histórico da doença na família”, declarou a prefeita.

         O Superintendente da SAE Haroldo Maranho falou sobre a iluminação da caixa d’água. “Depois que fizemos a reforma da caixa d’água, a prefeita Belkis nos pediu que a iluminássemos e como esse mês comemoramos o outubro rosa deu certo. É importante essa participação da SAE junto com a Secretaria de Saúde e no mês que vem teremos o ‘novembro azul’ que é a prevenção do câncer de próstata, então só temos a agradecer por poder colaborar”, destacou.

         O Secretário de Saúde André Mello fala sobre a preocupação do Governo Municipal que muito tem investido em ações preventivas como essa. “No ano passado já começamos a dar uma ênfase diferenciada na campanha do outubro rosa, na prevenção ao câncer de mama e ampliamos também para a prevenção do câncer de colo de útero. Toda nossa rede está disponibilizando exames da mama para mulheres de 50 a 69 anos e de Papanicolau. Não há necessidade de pedido de exame nesta faixa etária, pois as próprias enfermeiras das UBSs podem fazer o pedido para a mamografia. Não temos demanda reprimida. As mulheres que ao fazer o autoexame da mama e tiverem histórico familiar que não estão nesta faixa etária devem procurar o médico para que ele possa solicitar o exame. Hoje inauguramos aqui algo simbólico que é essa iluminação rosa com ajuda da SAE, mas o desejo da prefeita Belkis, que também como mulher tem justamente essa vontade de difundir essa campanha de prevenção para que possamos evitar esse mal maior e garantir a saúde das nossas mulheres. Encerrando o outubro rosa entraremos no ‘novembro azul’ para trazer a população masculina que é mais receosa, a buscar a prevenção do câncer de próstata”.

         Não haverá um dia “D” para realização de exames porque como a campanha abrange todo o mês de outubro, o atendimento às mulheres que desejam realizar o exame, já está sendo feito rotineiramente.

         Carreta Mulheres de Peito

         Recentemente Ourinhos recebeu a Unidade Móvel de Mamografia do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que durante sua estadia na cidade realizou mais de 800 exames de mamografia.

         “Isso contribuiu ainda mais para atendermos nossas mulheres, pois felizmente não temos demanda reprimida, porque já há um costume na cidade e as mulheres buscam os postos de saúde sabendo que podem realizar sua mamografia”, informou o Secretário de Saúde André Mello.

         A Unidade Móvel ficou em Ourinhos durante um bom tempo à disposição das mulheres para realização de exames preventivos de mamografia em mulheres com idade compreendida entre 50 e 69 anos, visando promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

         A carreta que contém mamógrafo é equipada com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários, além de uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

         A permanência da Unidade Móvel na cidade foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado São Paulo graças à gestão da Prefeita Belkis Fernandes, do Deputado Mauro Bragato e do Secretário Municipal de Saúde André Mello junto ao Governador Geraldo Alckmin, que prontamente atendeu ao pedido

Confira a programação Outubro Rosa 2014 / Centro de Saúde de Ourinhos (Postão) e Secretaria Municipal de Saúde

18/10/2014 – Unidades de Saúde abertas das 9h às 16h

• Centro de Saúde I – Postão com café da manhã,

• UBS Cohab

• UBS Jardim Itamaraty

• UBS Caic

• UBS Vila Margarida

• UBS Vila São Luis

• PSF Jardim São Jorge

• PSF Josefina

• PSF Pacheco Chaves

• PSF Jardim Flórida

21/10/2014 – Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Andréia / diretor Hamilton Moreira na AADF às 15h.

22/10/2014 - – Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Andréia / diretor Hamilton Moreira no Recicla Ourinhos às 16h.

27/10/2014 - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Marcela e Meire / diretor Hamilton Moreira na Estácio de Sá às 19h.

29/10/2014 - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Marcela e Meire / diretor Hamilton Moreira na escola SESI Ourinhos.

Publicidade

Parceiros