PROJETO VILA DE CULTURA JÁ ATENDE

Prefeitura M. de Ourinhos 17/10/2014 - 18:46:18 Região

A intenção da prefeita Belkis é instalar o projeto em mais duas regiões da cidade em 2015 

         Desde maio, o Governo de Ourinhos, por meio da Secretaria de Cultura, tem promovido o projeto Vila de Cultura, que objetiva a descentralização da cultura de Ourinhos, ou seja, levar os aprendizados artísticos e culturais para os bairros periféricos da cidade.

Continua depois da Publicidade

         Por meio deste projeto, a pasta de Cultura oferece diversos cursos para crianças e jovens de 7 a 17 anos dos bairros periféricos da cidade. “Temos cursos que é desejável começar aos 10 e aos 11 anos. Porém algumas atividades começa a partir dos 7. Vamos até os 17 anos para os alunos ingressantes. Todavia, alunos que já estiverem no projeto poderão continuar com 18, 19, 20, até 21 anos”, afirmou o secretário de Cultura Fernando Cavezale.

         O projeto foi elaborado e passou por uma fase de planejamento durante 2013 para ser implantado este ano na cidade. “A Cultura em Ourinhos é organizada através de vários projetos e equipamentos. Porém, constatamos que mesmo com essa estrutura a Cultura não chegava a todos os ourinhenses, sobretudo a população jovem e infantil dos bairros periféricos da cidade. Assim desenvolvemos este projeto para promover a inclusão sociocultural por toda a cidade”, explicou Cavezale.

         Primeiramente, a pasta de Cultura em parceria com a Secretaria de Assistência, por meio das gerentes dos CRAS, fez um levantamento da realidade e o perfil de jovens e crianças dos bairros mais afastados do centro da cidade.

         A primeira Vila de Cultura foi instalada em maio na Vila São Luiz, contemplando também os bairros do Jd. Itajubi, Jd das Paineiras e Jd. Santa Fé, os bairros da região oeste. A segunda foi no Jd. São Carlos, atendendo também moradores da Vila Boa Esperança, Parque Minas Gerais, bairros da região leste. Inicialmente, os cursos oferecidos são: danças urbanas, percussão, canto coral, teatro, desenho artístico, pintura em tela e capoeira.

         “Isso não quer dizer que apenas moradores da região podem frequentar os cursos. Caso alguma criança que não seja daquele território se interesse por outra Vila de Cultura, pode participar. Nossa meta é abrir mais duas unidades da Vila de Cultura em outros extremos da cidade em 2015, contemplando as regiões sul e norte”, informou Cavezale.

         Os cursos são ministrados em estruturas públicas municipais. De acordo com o Secretário de Cultura, no primeiro semestre do próximo ano será implantada a terceira Vila de Cultura, que atenderá a região do Jd. Itamaraty, Jd. Paris, Pacheco Chaves, Vila Musa e bairros vizinhos da região sul.

         “Já temos o espaço para a implantação da terceira Vila de Cultura. Nossa meta é instalar, ainda em 2015, a quarta unidade do projeto, na região da Vila Brasil e CDHU, a região norte da cidade. Neste caso, estamos procurando um espaço adequado para o projeto”, destacou o secretário de Cultura.

         Atualmente o projeto já atende 250 crianças e adolescentes, sendo 100 alunos da Vila de Cultura da zona oeste e 150 da zona leste. Vale ressaltar que o projeto continua com suas atividades normalmente durante o período de férias. Além disso, os alunos podem se matricular em mais de um curso, desde que consiga harmonizar os horários.  

Cursos de instrumentos

          Além dos cursos já disponíveis, em breve, outros serão ofertados, como: violino, viola de arco, contrabaixo acústico, violoncelo, saxofone, clarinete, trompete, trombone e flauta transversal.

         Para o ensino será utilizado o método criado pelo maestro Pedro Cameron. “Este é um método revolucionário e que já formou grandes nomes da música. É um método de ensino coletivo. Basicamente, o ensino vai direto à prática, a teoria vai sendo apresentada gradualmente. As aulas contarão com o professor Jeferson Bento, que tem autorização para utilização do método Pedro Cameron”, destacou Cavezale.   
         Literatura 

         O projeto Vila de Cultura não pretende se restringir a cursos, mas abranger outras atividades culturais. De acordo com o  secretário de Cultura a intenção é fazer também um trabalho a partir da leitura e da literatura. “O conhecimento se dá primordialmente pela leitura, de forma que vamos fazer uso dessa importante ferramenta nos trabalhos do projeto Vila de Cultura”, afirmou.

         Ônibus

         A prefeita Belkis viabilizou um ônibus para o Vila de Cultura com a finalidade de promover intercâmbio entre os alunos das unidades do Vila de Cultura e atender às demandas futuras, como apresentações e visitas culturais. “A intenção é promover uma interação tanto entre as unidades quanto com os outros equipamentos mais centralizados da cultura”, frisou Cavezale.

Publicidade

Parceiros