BELKIS PRESTIGIA PALESTRA SOBRE SAÚDE DA MULHER DESTINADA ÀS SERVIDORAS MUNICIPAIS

Prefeitura M. de Ourinhos 20/10/2014 - 21:06:27 Cidade

Em continuidade às atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância de cuidar de sua saúde, em especial sobre a questão do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde da sexta-feira, 17, uma palestra no CSU (Centro Social Urbano) destinada as servidoras públicas municipais, com a presença da Prefeita Belkis Fernandes e do
Secretário de Saúde André Mello.

Participaram da palestra ministrada pelas enfermeiras Meire, Marcela e Cristiane as mulheres que trabalham secretarias municipais, recebendo orientações quanto a importância de realizar seu exame preventivo do câncer de mama e colo do útero.

Continua depois da Publicidade

A prefeita Belkis elogiou a participação das servidoras e falou sobre a importância da prevenção. “Parabenizo as nossas servidoras que vieram aqui para receber mais orientações sobre a prevenção de sua saúde e para combater doenças como o câncer de mama e do colo do útero, que se diagnosticadas a tempo, tem grande chance de cura. Esse mês celebramos o outubro rosa, dedicado especialmente às mulheres, a quem peço que façam o chamamento para os homens, pois vamos ter no próximo mês o novembro azul, que vem para despertar neles a importância da prevenção do câncer de próstata”, declarou.

As participantes foram orientadas ainda sobre como realizar o autoexame das mamas, receberam orientações sobre o vírus HPV que é um dos principais fatores do câncer do útero, informações sobre a vacina HPV, uso correto do preservativo feminino e também o masculino, higiene íntima feminina.

De acordo com a Secretaria de Saúde foi feito também o chamamento das mulheres que tem idade entre 25 a 64 anos para fazerem seu exame preventivo do câncer do colo de útero que ainda não tenham realizado durante o ano de 2014 e as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, que em 2014 ainda não fizeram o exame de mamografia, devem realizar seu exame, lembrando que não precisa passar por consulta médica, basta procurar por um profissional de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde e agendar seu exame.

Ainda no dia 17 à noite, as enfermeiras Cristiane e Patrícia estiveram na EMEF Amélia Abujamra Maron dando orientações aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) sobre a importância de realizar o exame preventivo e a planilha dos horários das unidades. Participaram da palestra aproximadamente 35 mulheres.

Luzes Rosa

Este ano novamente alguns prédios públicos de Ourinhos foram iluminados neste mês com a cor Rosa, em alusão ao movimento mundial "Outubro Rosa", com objetivo de chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e do colo de útero, assim como mostrar às mulheres a importância do diagnóstico precoce.

         A caixa d’água no Corpo de Bombeiros recebeu luzes rosa, podendo ser avistada de longe por todos, assim como o prédio da Prefeitura, a Secretaria de Obras, a Secretaria de Cultura e a Praça Mello Peixoto também são locais que estão iluminados com a cor rosa.

Confira a programação Outubro Rosa 2014 / Centro de Saúde de Ourinhos (Postão) e Secretaria Municipal de Saúde

22/10/2014 - – Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Andréia / diretor Hamilton Moreira no Recicla Ourinhos às 16h.27/10/2014 - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Marcela e Meire / diretor Hamilton Moreira na Estácio de Sá às 19h.

29/10/2014 - Palestra sobre prevenção do câncer de mama e colo útero com enfermeiras Cristiane, Marcela e Meire / diretor Hamilton Moreira na escola SESI Ourinhos.

Publicidade

Parceiros