ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE OURINHOS CONQUISTAM VAGA PARA MUNDIAL DE ROBÓTICA NA CHINA EM 2015

Prefeitura M. de Ourinhos 24/10/2014 - 16:53:44 Diversos

Alunos das EMEFs “Profª Adelaide Pedroso Racanello”, “Profª Amélia Abujamra Maron”, ETEC Jacintho Ferreira de Sá e E.E Profª Justina Oliveira Gonçalves do projeto de Robótica representaram Ourinhos em uma série de competições que aconteceram de forma conjunta nesta semana no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, de 18 à 22 de Outubro e conquistaram vaga para o Mundial de Robótica a ser realizado em 2015 na China. 

O evento é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em Robótica e contou com mais de 140 equipes. 705 pesquisadores competiram durante 5 dias pelo título de Campeão Latinoamericano. 

Continua depois da Publicidade

          Os alunos estiveram presentes na Competição Latino Americana de Robótica (LARC), Competição Brasileira de Robótica, CBR, RoboCup Jr, Mostra Nacional de Robótica, MNR e finais da Olimpíada Brasileira de Robótica.

A equipe foi formada pelos alunos Hugo Leonardo Cinel Correa, Pedro Augusto Lopes de Camargo, Matheus Praxedes Fonseca, Guilherme Felipe de Oliveira Mantovani, Milene Fernandes Vitoriano, Tania Mara Rodrigues, Ana Beatriz Silva Latczuk, Leonardo Santander da Silva e Mateus Henrique Barbosa, juntamente com as professoras Cristiane Grava Gomes e Dayse Begosso.

Os alunos apresentaram diversos trabalhos: na modalidade Robocup Jr Dance com os alunos do Ensino Fundamental com o tema Egito, uma das sete maravilhas do mundo. Na oportunidade os robôs dançaram em sincronia com os bailarinos.

Também foram apresentados pelos ourinhenses três trabalhos na Mostra Nacional com os resultados obtidos das pesquisas realizadas durante o ano, concorrendo a bolsas do CNPQ em dezembro.

Além disto, Ourinhos foi representado na modalidade CoSpace Rescue inédita no Brasil. Esta modalidade de robótica virtual possibilita aos alunos o desenvolvimento de um programa que roda simultaneamente com o de outra equipe online, cujos robôs competem em desempenho e pontuação para ver qual é o melhor programado.

A Equipe ‘Fora de Área’ composta pelos alunos: Leonardo Santander da Silva, Guilherme de Oliveira Mantovani, Hugo Leonardo Cinel Correa e Mateus Henrique Barbosa foram os Campeões na modalidade CoSpace e agora aguardam a participação no Mundial que acontecerá na China em 2015.

Na tarde desta quinta-feira, 23, a prefeita Belkis Fernandes, acompanhada da Secretaria Municipal Maria Tereza Paschoal de Moraes e do vereador Aparecido Luiz “Cido do Sindicato”, recebeu os campeões no gabinete da prefeitura.

A prefeita parabenizou todos os alunos ourinhenses que participaram da competição. “Tenho muito orgulho desta Equipe de Robótica de Ourinhos, só nos dão alegria. Estes alunos fazem nossa cidade ter destaque nacional e agora também serão reconhecidos internacionalmente”, destacou.

         “Todos os alunos e professores envolvidos estão de parabéns. O projeto da robótica e esta conquista é uma das iniciativas que demonstram a qualidade de ensino de Ourinhos”, comentou vereador “Cido”.

“O trabalho desenvolvido pelos professores de Robótica, representados pela Profª Cristiane Grava Gomes é maravilhoso. Parabenizo e agradeço toda a equipe, professores e alunos, pela dedicação e esforço empregados em mais uma competição. Agradeço também aos pais que confiam e acreditam no trabalho desenvolvido pelas nossas escolas municipais”, finalizou a Secretária Maria Tereza.

         “Trabalho e dedicação, assim se resumem em duas palavras a equipe de Robótica Ourinhos. A partir deste momento, alunos e professores preparam-se para um novo tempo, com todo o horizonte a espera deles. O sonho está próximo da realidade que é a participação do mundial da China”, finalizou a professor Cristiane Grava Gomes.

Publicidade

Parceiros