GESTANTES ENTRE A 27ª E A 36ª SEMANA DE GESTAÇÃO DEVEM SE VACINAR CONTRA A COQUELUCHE

Prefeitura M. de Ourinhos 20/11/2014 - 20:34:00 Diversos

Atendendo a determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Ourinhos já deu início à vacinação contra a coqueluche nas grávidas do município.

O objetivo da inclusão da vacina é diminuir a transmissão da coqueluche em recém-nascidos e garantir a proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Continua depois da Publicidade

 Desta forma, com o aumento da imunidade da mãe consequentemente a imunidade de recém-nascidos e menores de um ano também será elevada.

Com o crescente número de casos dos últimos anos, a coqueluche se tornou um problema de saúde pública no mundo. Em Ourinhos, por exemplo, foram registrados três casos da doença este ano.

Por isso, a orientação é que as gestantes entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, até 20 dias antes da data provável do parto se dirijam a um dos 9 postos de vacinação do nosso município, das 9h às 17 horas para serem vacinadas.

A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa e geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como “grito”, podendo levar o doente a óbito.

Publicidade

Parceiros