Prefeitura alerta população sobre os perigos das queimadas para a saúde e meio ambiente

Prefeitura M. de Ourinhos 23/01/2015 - 21:00:47 Diversos

Apesar da intensa orientação para que a prática das queimadas seja evitada, algumas pessoas ainda insistem em atear fogo em matos, sofás e utensílios velhos, esquecendo-se do grande prejuízo que isso pode causar.

Em decorrência da grande quantidade de casos de queimadas no município, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está alertando mais uma vez os munícipes para que não realizem queimadas em áreas urbanas, pois além de trazer danos à saúde humana e animal, a prática caracteriza-se como crime ambiental.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a Lei Municipal nº 5.532, de 21 de setembro de 2010, é proibida a queima de lixo de qualquer material orgânico ou inorgânico na zona urbana da cidade. Caso haja o descumprimento da Lei, a Prefeitura poderá fazer o lançamento da multa em nome do infrator ou do proprietário do imóvel.

Segundo o secretário de meio ambiente Diógenes Corrêa Leite, a Secretaria fica responsável pela fiscalização das queimadas. “Inicialmente a Secretaria envia seus fiscais nos locais indicados para conversar e conscientizar essas pessoas sobre as consequências que as queimadas podem causar para o município. Caso o munícipe persista em praticar o ato, será multado”.

Quem presenciar alguma pessoa ateando fogo em resíduos na área urbana deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através do telefone (14) 3302-4100 ou através do site da Prefeitura, pelo link: http://sifam.ourinhos.sp.gov.br:8082/sifam/portalcidadao/controle/index.php, clicar em “solicitar serviço” e depois em “denúncia ambiental”. A colaboração da população é indispensável para por um ponto final nas queimadas.

Publicidade

Parceiros