Tiro de Guerra de Ourinhos inicia ano de instrução 2015

Assessoria 06/03/2015 - 11:04:03 Diversos

Teve início no dia 02 de março o ano de instrução 2015 do Tiro de Guerra de Ourinhos. Após várias etapas de seleção entre quase 800 alistados em 2014, foram selecionados 100 jovens que servirão o Tiro de Guerra, como atiradores, saindo, ao final de nove meses de atividades, como reservistas de 2ª categoria do Exército Brasileiro.

1º Corte de Cabelo: Nos dias 26 e 27 de fevereiro, os atiradores passaram pelo 1º corte de cabelo no padrão do Exército. A turma cortou o cabelo na sede do Tiro de Guerra, quando o cabeleireiro Paulo Bertoldo e seu filho Willdson compareceram para realizar o serviço. Paulo Bertoldo realiza a atividade há cerca de 20 anos, pelo menos duas vezes por mês.

Continua depois da Publicidade

O Chefe da Instrução, 1º Sargento Silvio Araujo Lima, explica que é sempre o mesmo profissional que realiza o serviço em virtude da necessidade de padrão nos cortes, o que não aconteceria se os atiradores cortassem o cabelo em outros cabeleireiros. “O que damos a eles é a opção de irem direto ao salão do Paulo, caso seja mais prático. Mas não podemos aceitar cortes em outros cabeleireiros, pois isso faria com que cada um aparecesse com um tipo de corte, o que não é permitido pelas regras do Exército”.

Paulo Bertoldo, acostumado à reação de alguns jovens, que ficam chateados por terem de raspar o cabelo, conversa e brinca com os jovens, descontraindo o ambiente. “Depois, se acostumam e muitos até mantêm o corte mesmo após o desligamento do TG, no final do ano, e continuam frequentando meu salão, que fica no final da Rua Antonio Prado”.

Início das Instruções: Após alguns dias de adaptação, as instruções começaram no dia 2 de março.  Sargento Sílvio Araujo explica que neste início de atividades, ele e o Instrutor, 1º Sargento Allinson Oliveira de Vasconcelos, se limitam a dar as primeiras noções de Ordem Unida (posicionamento em forma, marcha, movimentos) e informações sobre direitos, deveres e o funcionamento do TG. “Chegam assustados, inseguros, mas em pouco tempo, após conhecerem o trabalho que será realizado ao longo dos nove meses de instrução, se acostumam à rotina do quartel, sentido-se felizes e orgulhosos por estarem servindo o serviço militar”, afirma.

A primeira solenidade com os novos atiradores (Formatura de Incorporação) será realizada no próximo dia 13, sexta-feira, a partir das 19h30, aberta ao público em geral. “Contamos com a presença dos familiares e dos amigos dos atiradores, bem como da população que deseja conhecer melhor o trabalho realizado no Tiro de Guerra de Ourinhos”, finaliza Sargento Sílvio Araujo.

Comando da 2ª Região Militar

Seção de Tiros de Guerra

Tiro de Guerra 02-026

(14)3326-2727

tg026ourinhos@hotmail.com

SILVIO ARAUJO LIMA - 1º Sargento

CHEFE DA INSTRUÇÃO – TG 02-026

OURINHOS-SP

Publicidade

Parceiros