Semana da Água

SAE - OURINHOS 27/03/2015 - 14:55:52 Diversos

SAE promove atividades especiais para marcar o Dia Mundial e Municipal da Água         

Para marcar o Dia Mundial e Municipal da Água (22/03), a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e Agricultura, realizaram uma programação especial nesta semana, de 23 a 27, com visitas de alunos de escolas municipais e particulares à Estação de Tratamento de Água (ETA).

Continua depois da Publicidade

O superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho e a secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes acompanharam a visita dos alunos da EMEF Profª. Amélia Abujamra Maron na tarde de quarta-feira, dia 25. Esta programação especial busca mostrar como funciona o sistema de captação e tratamento de água, assim como promover a reflexão sobre as principais causas e soluções para a escassez de água no mundo, além de incentivar mudanças de hábitos da população. As dinâmicas com os alunos foram coordenadas pelos servidores da SAE Kelly Bordinhon, Daiane França de Souza, Lauda Siqueira e Ronaldo Claro de Moraes.

Sobre a importância do Dia da Água, o superintendente Haroldo ressalta: “Menos de 1% do total da água do planeta é potável, portanto a água é nosso maior bem natural e desejamos despertar a consciência ecológica e o comprometimento de todos, principalmente das crianças, sobre a importância de se preservá-la, usando-a de maneira consciente”, frisa.

O aluno do 7º ano da EMEF Profª Amélia Abujamra Maron, Igor Augusto N. Soares aprendeu bastante com a visita. “Foi bem interessante, porque aprendi como a água se torna potável, a respeitar o meio ambiente, a não poluir a água e também a economizar água ao escovar o dente e ao tomar banho”, explica.

Também estiveram presentes na visita Vanessa Clara de Melo e Sabrina Carvalho Henning da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura; Arnaldo César Capelosa e Cláudio Marcelo Farina da SAE e os professores da EMEF Profª. Amélia Abujamra Maron. Ao final de cada visita os alunos estão recebendo o manual da SAE contendo dicas de economia.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1922 e em Ourinhos, a Lei nº 5.495 de 2010, de autoria do vereador Edvaldo Lúcio Abel também instituiu o dia 22 de março como o Dia Municipal da Água.  

Dicas de economia de água: 

Atitudes simples que representam na preservação e no uso consciente da água:

* Tome banhos rápidos;

* Use regador para molhar as plantas;

* Não use mangueira para lavar o carro, melhor um balde e pano;

* Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;

* Prefira acumular roupas para depois lavar tudo de uma vez;

* Fique atento a vazamentos, assim como torneira pingando, para evitar desperdício.

Publicidade

Parceiros