Secretaria de Educação e Fundo Social promovem oficina de artesanato para mães e funcionárias das Escolas de Educação Infantil

Prefeitura M. de Ourinhos 16/04/2015 - 21:13:13 Diversos

No início deste mês, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Fundo Social de Solidariedade promoveu as mães e funcionárias dos NEIs “Profa. Dulcinéia Silvestrini Martins” e “Profa. Vera Lúcia Ferreira de Moura Rocha”, uma oficina para a confecção de fantoches e jogos pedagógicos que serão utilizados nas Escolas de Educação Infantil.

Durante a oficina a artesã e voluntária Elaine Franco levou algumas de suas artes para servir de modelo para as confecções. Foram feitos artesanatos em com moldes de borboletas, dedoches, entre outros.

Continua depois da Publicidade

A oficina além de ter proporcionado novos conhecimentos e habilidades aos capacitados, beneficiará as crianças, uma vez que, as confecções são de grande utilidade para a Educação Infantil, principalmente como parte ilustrativa de estórias e brincadeiras. É importante destacar que além de confeccionado com material macio, os artesanatos não oferecem riscos à criança.

Sobre Elaine Franco 

Elaine Franco, nascida na grande São Paulo, veio para Ourinhos com apenas 5 anos de idade. Seu amor pela arte começou ainda criança, onde gostava de desenhar. Aos 7 anos aprendeu  o crochê e durante muitos anos trabalhou com essa técnica.

O artesanato se tornou uma profissão em 1999, quando se viu com 4 filhos, não podendo trabalhar fora, começou então sua carreira com total dedicação, aprendeu a arte do biscuit e meia de seda, trabalhando com peças sempre voltadas a reciclagem. 

Participou de vários projetos sociais na cidade de Ourinhos e região, ensinando suas técnicas para pessoas de diversas idades. Participou do Fifa FanFest em São Paulo no vale do Anhangabaú com exposição e vendas de artesanato.

Atualmente tem se dedicado principalmente a técnica como o feltro, a meia de seda e a reciclagem. Na reciclagem usa muito o papel machê e a papietagem, criando obras exclusivas e decorativas.

Foi selecionada pela Apex Brasil, para o projeto comprador, o projeto tem o objetivo de reunir empresas brasileiras e compradores internacionais para fomentar negócios e parcerias por meio de reuniões pré-organizadas.

Elaine sempre foi autodidata, aprendendo tudo que sabe por meios próprios.

Publicidade

Parceiros