Mais de 20 mil pessoas passaram pela 4ª Feira rtesanal de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 17/04/2015 - 18:20:31 Noticias

Batik, arte em material reciclável e Patch Apliquê foram destaques durante a Feira.  

A 4ª Feira Artesanal realizada pelo Governo de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico entre os dias 9 e 12 de abril foi mais um sucesso nos quesitos vendas, visitantes e expositores.

Continua depois da Publicidade

“Sem dúvidas a 4ª Feira Artesanal foi um sucesso. O fato da ligação do salão da AIOR com o Laser trouxe ainda mais benefícios, fazendo com que a praça de alimentação também fosse um sucesso, em especial no domingo quando houve a costela no chão, pois às 13h já havia vendido praticamente tudo. Tivemos ainda expositores de renome nacional, inclusive muitos deles já manifestaram o interesse em participar da 49ª FAPI. Hoje a feira de artesanato de Ourinhos é considerada a maior do interior paulista, trazendo para o Parque Olavo Ferreira de Sá diversas opções de eventos que geram emprego e vendas, além da FAPI”, disse o secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias.

 Para a diretora de turismo Lavínia Xavier, o sucesso da feira se deu em decorrência do diferencial nos trabalhos ao longo das edições. “A cada ano buscamos um diferencial nos trabalhos artesanais onde o visitante aproveita para fazer cursos gratuitos, compras, além de ter um ambiente aconchegante com praça de alimentação e atrações culturais. Acredito que esse seja o segredo para tanto sucesso no decorrer das edições, pois sempre estamos com propostas novas e preocupados com as novas tendências no mercado da moda e atendendo todos os gostos”.

De acordo com um balanço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passaram pela feira mais de 5 mil pessoas por dia, sendo que pelo menos 2 mil participaram dos cursos oferecidos durante o evento.

Alguns destaques da Feira: 

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Projeto Arte na Praça, a 4ª Feira Artesanal trouxe para enriquecer o evento alguns cursos específicos, como: Curso de Bonecas, Arte Francesa e Patch Apliquê com professoras referenciadas e renomadas no mundo do artesanato, como: Neusa Kussaba, Isamara Custódio, Lúcia Higuchi, Margarete Artes Brasil, entre outros.

Margarete Artes Brasil 

Margarete de Paula Cordeiro, estilista brasileira, nascida em 19 de Dezembro de 1965 em Chapeco, Santa Catarina, foi criada em uma pequena cidade do interior do Paraná, chamada Vere, segunda filha entre os nove do casal Jorgina e Acilio Ponciano de Paula.

Margarete aprendeu a crochetar aos sete anos de idade depois de receber de presente uma agulha feita de raio de bicicleta pelo seu pai. Aos 23 anos se casa com Jairo Alves Cordeiro, que mais tarde se tornou artista plástico e artesão,  grande parceiro e incentivador que até hoje faz parte de todo o trabalho em modas e decorações sustentáveis.

A marca Margarete Artes teve inicio em 2005, depois de Margarete de Paula ter ministrado em várias oficinas de artesanato, suas criações meticulosamente construídas com material reciclável; como o lacre de latinhas de metal. “O que é lixo para muitos em minhas mãos se transformam em verdadeiras obras de arte”. Peças exclusivas e com detalhes diferenciados em bolsas, sapatos, acessórios e vestidos com caimento perfeito totalmente artesanal e sofisticado.

A projeção nacional veio a partir de 2008, quando a designer passou ter suas criações apresentadas em vários programas de TV no Brasil. Com sua criatividade exuberante, criou modelos exclusivos para vestir candidatas a miss, em diferentes países.

Em 2014 a marca Margarete Arte Brasil é reconhecida internacionalmente e divulgada pela empresa New York Productions. Chancelando a marca e estilo, Margarete dá um mergulho no universo da moda sustentável, participando da EXPOLATINO SHOW 2014 em New York, unindo a sensualidade com sofisticação.

Isamara Custódio 

Isamara Custódio é hoje uma referência em artesanato, conhecida pelo seu belo trabalho junto aos artesãos de todo o país. Seja através de seus cursos, que são ministrados em lojas do ramo, matérias e dicas em revistas especializadas, e participação em diversos programas de TV.

Enquanto aprendia os segredos do artesanato com a melhor professora do mundo, sua mãe Dona Cida, que com muito carinho lhe ensinou diversas técnicas e plantou essa paixão que acabou virando profissão.

Formada em artes Plásticas pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Isamara dedica toda a sua vida não só as suas lindas peças, mas também a ajudar os amantes do artesanato a produzirem peças cada vez mais lindas com simplicidade e praticidade.

E com esse compromisso Isamara e sua equipe não medem esforços na pesquisa, criação e desenvolvimento de novas ferramentas, para levar até você os melhores produtos, como termocolante, réguas para cupcake, réguas para patchwork entre outros materiais prontos que vão facilitar as suas técnicas artesanais.

Além de suas réguas para fazer barrado que revolucionaram o conceito do antigo barrado feito a mão, permitindo também outros usos, como por exemplo, em peças de E.V.A., feltro, pintura, papel, scrapbooking e patch apliquê, proporcionando beleza e uniformidade às peças.

Lúcia Higuchi

 Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP, a curiosidade por novas formas de expressão a levaram ao Batik e design de Estamparia. A partir da pesquisa pela forma, desenvolveu seus conhecimentos da costura à modelagem e moulagem. O retorno às origens da humanidade a transportou a aplicação do feltro artesanal ou feltragem e o estudo dos corantes vegetais em constante renovação de novas técnicas de aplicação de formas, cores e materiais. Da plástica sensível da lã, os traços subjetivos do tchangtching, as dobras e alinhavos do tiedye e o vislumbre das cores dos vegetais somam-se em seu trabalho experimental de peças de vestuário e acessórios, femininos, delicados, confortáveis e exclusivas. 

Publicidade

Parceiros