A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA SINDICAL NA RESCISÃO DO COMERCIÁRIO

Assessoria 07/05/2015 - 19:03:54 Artigos

CCT prevê que homologação seja assistida pelo Sindicato a partir de 6 meses de trabalho.

A rescisão de contrato de trabalho é um ato muitas vezes traumático para o empregado comerciário, que neste momento se vê fragilizado pela demissão imotivada que não é esperada por ele, e pela desconfiança de não ter seus direitos respeitados pelo empregador.

Continua depois da Publicidade

Pensando nisto, o Sindicato dos Comerciários desde 2010 conseguiu diminuir o prazo de um ano para seis meses a assistência sindical, através de clausula na Convenção negociada com o sindicato patronal.

Luiz Gomes, Vice Presidente do Sincomerciários foi um dos idealizadores desta clausula, que trouxe sem duvidas mais tranqüilidade para os empregados desligados antes de um ano de serviço.

O volume destas rescisões é maior que a de empregados com mais de um ano de serviço, e as reclamações recebidas pelo sindicato quanto a forma que eram feitas estas rescisões diretamente na empresa eram muitas, o que nos motivou a sensibilizar o sindicato patronal a inserir na Convenção Coletiva uma clausula que reduzisse para pelo menos seis meses a assistência à rescisão contratual dos comerciários, salientou Luiz Gomes.

Luiz Gomes lembra que o Sindicato há vários anos, tem adotado a linha de conferência antecipada das rescisões de contrato dos comerciários com o intuito de reduzir ao máximo o litígio que se formaria em caso de reclamações por diferenças salariais, pagamentos a menor na rescisão, etc.

O comerciário quando vem para receber seus haveres, tem seus direitos quase que totalmente resolvidos antes da homologação, salvo casos que tratamos como matéria polêmica, como por exemplo: horas extras não pagas que só será conhecido o não pagamento, com a informação do trabalhador no ato da homologação.

São muitos os pontos positivos da homologação feita com assistência do sindicato, pois o trabalhador muitas vezes ainda não assimilou o golpe de ter perdido seu emprego e único meio de subsistência familiar e com o atendimento que damos para ele, com horário agendado, equipe preparada para tirar suas duvidas, confiança que passamos para ele de que não está sendo lesado em seus direitos, ameniza muito este trauma que está passando, finalizou Gomes.

Em caso de duvidas, procure o sindicato. Informe-se, pelo telefone 3326-1455 ou diretamente na sede do Sindicato. Garanta seus direitos.

Publicidade

Parceiros