Sistema de videomonitoramento gera economia para município

LUCAS PEREIRA - LP PRODUÇÕES 18/05/2015 - 13:53:11 Região

“Prefeito de Ipaussu, Luiz Carlos Souto, o Luizão, destaca eficiência do sistema da Service Security”.

Em três anos, o município de Ipaussu, no interior paulista, reduziu de forma drástica as ocorrências de danos ao patrimônio público. Reduziu também as despesas com vigilantes e obteve maior controle da qualidade dos serviços públicos, garantindo, por exemplo, mais segurança para os alunos da rede de ensino. O prefeito local, Luiz Carlos Souto, o Luizão, destaca a utilização do sistema oferecido pela Service Security, uma nova metodologia em videomonitoramento.

Continua depois da Publicidade

De forma imediata, o sistema de câmeras com gravação e transmissão das imagens, sistema de alarme com sensores de presença, sistema de som que permite que os funcionários da Service Security alertem verbalmente o invasor e o sistema de iluminação que permite acender as luzes do local monitorado a partir da central de monitoramento, já inibem a maioria dos incidentes. Com o tempo, o uso dos recursos promove a educação e faz com que as ocorrências tornem-se cada vez mais raras.

“Colocamos o sistema inicialmente nas creches e nas escolas. Depois, no pátio da frota municipal, piscina pública e caixa d’água, onde havia vigias dia e noite. O sistema é ideal para o patrimônio público. Em todos os locais onde implantamos, o ganho foi muito grande. Você tem imagens gravadas durante 30 dias. No pátio onde fica a frota da Educação, após a implantação do sistema, nunca mais tivemos incidentes, nenhuma tentativa de roubo, vandalismo ou algo do tipo”, disse Luizão ao Repórter na Rua.

Ipaussu conta com uma piscina pública que atende até 700 pessoas para aulas de hidroginástica e outras atividades, nos dias de calor, durante os finais de semana. “Em duas ocasiões, tivemos invasões por crianças que queriam nadar. O espaço é da população, mas ninguém pode entrar sem acompanhamento em dia em que não tem atividade, se expor a riscos. O sistema da Service Security flagrou tudo e a polícia foi na casa dos adolescentes. Foram levados para a delegacia junto com os pais, para realmente sentir que ali tem organização e tem um sistema que funciona”, relatou o prefeito.

É grande, segundo prefeito, a redução das despesas com a vigilância que antes era feita por funcionários. Agora, estes mesmos servidores podem atuar em outras áreas, gerando mais eficiência e economia para a administração. No pátio, por exemplo, havia oito funcionários e atualmente não há mais nenhum. Com os recursos economizados, é possível pagar o sistema e ainda melhorar o desempenho da máquina pública.

“A pessoa vai a uma praça e se esse cidadão senta em um banco e estraga o banco, você vai saber quem é essa pessoa. Com as câmeras, chegamos mais rapidamente até quem fez a desordem no setor público”, destacou Luizão.

O prefeito falou ainda da atenção especial com a educação e a importância do sistema de videomonitoramento da Service Securityna área educacional. “Temos um ganho muito grande, uma segurança efetiva no cuidado com as crianças. Nos intervalos das escolas, o monitoramento é muito importante. Durante o mês todo temos a gravação, você quer buscar uma imagem do dia que aconteceu um fato, encontra e consegue resgatar quem praticou a bagunça, a desordem. Você vai realmente educar as pessoas, inclusive o servidor, a não manter um comportamento de mau funcionário. Acho que os prefeitos deveriam levando isso paras as cidades. É desenvolvimento, controle e eficiência para o município”, disse.

Em um futuro próximo, visando a segurança estratégica e a redução de despesas, todas as cidades terão que pensar em novas soluções. “O sistema da Service Securityé tão eficiente que eu já tive reunido com o sargento de Ipaussu com sargentos da região. O que nós gostaríamos de fazer é unificar o sistema na cidade para que a Polícia Militar e a Polícia Civil possam ter o monitoramento, para que eles também possam atuar e chegar mais rápido. Infelizmente, nós não temos recursos para isso, mas é nosso objetivo que em breve aconteça”, destacou.

UTILIDADE PÚBLICA

É possível contatar a Service Security pelo telefone (14) 3372-4918 ou pelo site www.servicesecurity.com.br – entre em contato e saiba mais sobre os serviços.

Publicidade

Parceiros