Secretaria de Saúde realizou ações para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial

Prefeitura M. de Ourinhos 20/05/2015 - 20:48:39 Diversos

A Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, por meio do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), Ambulatório de Saúde Mental, Serviços de Residências e o CAPS de Chavantes realizou neste mês diversas ações para celebrar o Dia da Luta Antimanicomial, instituído no dia 18 de maio.

A data é caracterizada pelo grande movimento que teve início na década de 80, com o objetivo de promover o tratamento digno a pessoas com sofrimento mental, oferecendo o direito a liberdade e a convivência social.

Continua depois da Publicidade

Durante o período de 11 a 15 de maio, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial II realizou rodas de conversas e debates sobre o tema nas ESFs, UBSs e CRASs. Já no dia 18, foi realizada uma passeata com profissionais e usuários do CAPS II até a Praça Mello Peixoto, onde foram desenvolvidas atividades terapêuticas com pinturas, músicas e expressão corporal. Durante o período noturno foram realizadas apresentações teatrais e musicais nas FIO.

Para a enfermeira e coordenadora do CAPS II Lucimara de Moraes Santos, é importante celebrar esta data e evitar o preconceito, bem como a exclusão dessas pessoas. “A Luta Antimanicomial já existe há mais de três décadas e não veio somente para excluir os manicômios, mas também as formas manicomiais de tratamento. Com esse manifesto e com a nossa luta diária buscamos uma forma digna de tratamento, respeitando o desejo, a capacidade e as vontades dessas pessoas com a saúde mental afetada, promovendo o convívio social e evitando todas as formas de preconceito contra eles”.

Publicidade

Parceiros