Secretaria Municipal De Educação e MEC promovem o XI Curso de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: Direito À Diversidade

Prefeitura M. de Ourinhos 29/05/2015 - 16:06:18 Diversos

Na última semana, de 18 a 22 de maio, a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) promoveram o XI Curso de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: direito à diversidade, na Faculdade Estácio de Sá (FAESO).

         Por ser o polo da região, Ourinhos sediou o evento recebendo diversos municípios, como: Bernardino de Campos, Cândido Mota, Cerqueira César, Chavantes, Echaporã, Fartura, Iaras, Ipaussu, Itaberá, Lençóis Paulista, Manduri, Maracaí, Ocauçu, Piraju, Quatá, Santa Cruz do Rio Pardo, Sarutaiá, Tarumã e Timburi. Além dos municípios da região, também participaram professores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos e convidados.

Continua depois da Publicidade

         O XI Curso de Formação de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: direito à diversidade abordou como pauta das palestras, debates e oficinas cinco áreas temáticas: Educação Ambiental, Educação Especial, Educação em Direitos Humanos e Cidadania, Educação para as Relações Etnicorraciais e Educação Escolar Indígena.

         O evento teve início com a mesa redonda que teve como tema: Eixo-Educação para os Direitos Humanos e Cidadania, que teve como palestrantes os Profs. Drs. Maurício de Aquino e Maurício Gonçalves Saliba e o Analista de Sistemas João Marcelo Martelozo.  No período da tarde, a palestra: Relação de Gênero e Diversidade Sexual foi proferida pela Profª Dra. Arilda Inês Miranda Ribeiro e a mesa redonda foi formada pelos profissionais: Dr. Éder Souza, Psicóloga Carmen Silvia Mariotto Jubran e Psicopedagoga e Profª Vanda Maria Guedes que abordaram o tema: Medicalização: Mitos e Preconceitos.

         Na terça-feira, 19, o tema abordado foi Educação Ambiental e Formação Crítica de Professores, proferida pelo Profº Doutorando Carlos Eduardo Gonçalves. Na quarta-feira, 20, o Profº Dr. Eduardo Galhardo abordou o tema: Genética da Inteligência. Nas tardes de terça e quarta, aconteceram as oficinas Alambrismo (Profª Vilma Urbani), Noções Básicas de Braille (Mônica Nalesso), Arte-Terapia na Alfabetização (Profª Neuza Barbosa) e Cachecol no Dedo (Profaª Camila Mariana Pedrozo, Camila Njaime Vivian e alunos da APAE).

         Na quinta-feira, 21, o período da manhã foi do Profº Dr. José Raimundo Facion que palestrou sobre Autismo: Desafios no Processo de Inclusão Escolar e na sexta-feira, 22, a manhã foi dividida entre o teatro Desistir Jamais, relato de experiência de uma mãe e a palestra: Convivendo com o Sofrimento Psíquico Grave no Ambiente Escolar, com a Psicóloga Dulcelene Bruzarosco. Nas tardes de quinta e sexta-feira, aconteceram as oficinas Jogos e Brincadeiras Musicais (Profª Roberta Carrero), Método Teacch (Equipe SORRI – Bauru), Noções Básicas de LIBRAS (Profº Márcio José Linhares) e Mancala (Profª Graciara da Luz Nascimento Chiachia Pasta e Psicopedagoga Manoela de Fátima Cabral Simili).

         A Secretaria Municipal de Educação de Ourinhos agradece todos os profissionais que participaram durante esta semana da troca de experiências em busca do aprendizado.

Publicidade

Parceiros