Ourinhos é selecionado para o Programa Viagem Literária

Prefeitura M. de Ourinhos 06/07/2015 - 18:29:53 Diversos

         A Biblioteca Municipal Tristão de Athayde, que integra a Rede de Bibliotecas da Secretaria de Cultura de Ourinhos, foi selecionada, pela primeira vez, para participar do Programa "Viagem Literária".

         A Secretaria Estadual de Cultura, através do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas), seleciona anualmente entre os 645 municípios do Estado apenas 80 que desenvolvem boas práticas em Biblioteca e Leitura para receber o programa, que traz para a cidade autores consagrados para encontros com o público.

Continua depois da Publicidade

         "A inclusão de Ourinhos nesse importante programa da Secretaria de Estado da Cultura confirma a qualidade do trabalho que a Secretaria de Cultura e a Rede de Bibliotecas Municipais que ela coordena está realizando em nosso município, até porque para participar do ViagemLiterária é necessário atender a uma série de requisitos técnicos e de envolvimento da nossa equipe com as ações do Sistema Estadual de Bibliotecas (SISEB)", destacou a prefeita Belkis Fernandes.

         Dirigidos a leitores infantojuvenis e adultos, os encontros deste ano acontecerão em dois horários no mesmo dia, sempre nas bibliotecas públicas. Em bate-papos descontraídos que duram cerca de 1h30, os escritores falam sobre suas obras, métodos de trabalho, seus autores preferidos, suas influências literárias, seus interesses e muitos outros assuntos do universo literário.

         "Esses eventos são uma ótima ferramenta para aproximar os leitores dos autores e suas obras. Quando passam a conhecer o humano atrás do livro, conhecem suas preferências, influências e processo de criação, estabelecem uma relação mais íntima com a obra e isso pode ser uma porta aberta para um universo de possibilidades", acredita Lia Ferrer, diretora da Rede de Bibliotecas de Ourinhos.

         Para 2015, entre os autores confirmados estão nomes como Alonso Alvarez, Bruna Beber, Cadão Volpato, Caio Riter, Carla Caruso, Cristovão Tezza, Daniela Arbex, Edson Gabriel Garcia, Ferréz, Flávia Muniz, Ignácio de Loyola Brandão, Ilan Brenman, Índigo, Joca Reiners Terron, Lucia Hiratsuka, Luiz Ruffato, Luize Valente, Marcelino Freire, Marcia Tiburi, Marcio Vassalo, Menalton Braff, Ricardo Lísias, Roseana Murray, Rubens Figueiredo e Sérgio Rodrigues. O autor que virá a Ourinhos ainda não foi definido.

PROGRAMA

         Integrado a um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado, o Viagem Literária vem, desde 2008, promovendo encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas públicas municipais, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

         O programa é gerido pela SP Leituras e integra as ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).O Programa Viagem Literária será realizado em setembro, dentro da programação da FLOu (Festa Literária de Ourinhos).

Publicidade

Parceiros