Prefeitura faz alerta geral contra Dengue

Prefeitura M. de Ourinhos 27/07/2015 - 19:12:34 Cidade

Secretaria de Saúde prepara novas ações preventivas de combate ao mosquito transmissor da doença 

         Mesmo em um período de baixa transmissão da dengue, a Secretaria de Saúde continua com ações para combater o mosquito transmissor da doença.

Continua depois da Publicidade

         De acordo com o Secretário de Saúde André Mello, apenas um caso foi confirmado da doença no mês de julho. “É importante chamar a atenção da população que embora seja pequena, ainda temos a transmissão da doença em todo Estado de São Paulo. Por isso, é importante que todos continuem verificando possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas residências e locais de trabalho”, alertou.  

         Ações da Secretaria de Saúde 

         Para prevenir futuros avanços da doença, a Secretaria de Saúde, por determinação da Prefeita Belkis Fernandes já programou para segunda quinzena de agosto um ciclo de capacitação e orientação da população sobre a dengue. “Estamos elaborando um material informativo sobre a doença para ser divulgado em todos os setores, associações, entidades e igrejas. Assim, faremos a orientação da população, com o intuito de combatermos de forma eficaz o mosquito transmissor da dengue”, explicou.

         Também está programado para iniciar em 14 de setembro um novo mutirão contra a dengue. “A Secretaria de Saúde, junto com o Gabinete da Prefeitura, já montou um grupo para coordenar o mutirão que será realizado em setembro. A ação irá contemplar todos os bairros e visa a eliminação de materiais inservíveis e a conscientização da população”, esclareceu o secretário de saúde.

         Além do mutirão em setembro, já está programada uma ação similar em fevereiro de 2016. De acordo com o Secretário de Saúde a fiscalização também será mais rigorosa. “Neste ano foram aplicadas mais de 100 multas para pessoas que receberam notificações e não realizaram a limpeza de seus terrenos. Esta fiscalização será ampliada para garantir a eficácia da ação e eliminar os criadouros do mosquito”, ressaltou.

         André Mello também informou que está sendo feito o processo para contratação de novos agentes de endemias. “Já melhoramos nosso quadro de funcionários. Em breve devemos abrir concurso para cargos de agentes de endemias. Porém, a função da administração pública não é de limpeza das residências e empresas. O papel do Governo é apenas pedagógico de conscientização da população e fiscalização. Os munícipes precisam colaborar com o combate ao mosquito transmissor”, concluiu.  

         Mosquito transmissor x Combate a Dengue 

         A população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, de acordo com pesquisas, está cada vez mais resistente aos inseticidas utilizados para eliminá-la. “O mosquito está mais eficaz na transmissão e mais resistente ao malation, o inseticida que nós utilizamos”, informou o Secretário de Saúde.

         A SUCEN-SP (Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo) orienta que o combate a dengue não deve se ater ao uso de inseticidas e deve focar na eliminação dos criadouros, por meio da limpeza de residências, empresas e terrenos.

          “Em toda história da humanidade, diversas campanhas sanitárias foram pautadas na questão da limpeza, assim muitas doenças foram extirpadas quando se teve esta consciência da limpeza. Por isto, é importante que cada um tire 5 a 10 minutos por semana para eliminar os possíveis criadouros, objetos e materiais que possam conter água parada”, lembrou André Mello.       

Publicidade

Parceiros