Testes rápidos de HIV são disponibilizados no CTA/COAS de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 30/07/2015 - 19:21:08 Diversos

Testagem é feita no mais absoluto sigilo

Com a chegada dos testes rápidos no município, em que a pessoa pode descobrir se é portadora do vírus HIV, da Sífilis, da Hepatite B ou da Hepatite C em apenas 30 minutos, a procura pela testagem tem aumentado em Ourinhos, o que demonstra que a população tem se preocupado com a sua saúde.

Continua depois da Publicidade

A gerente do CTA/COAS Marcela Caldeira da Silva explica que apesar da existência de grupos vulneráveis ao vírus, qualquer pessoa pode fazer a testagem. “Apesar de existir os grupos vulneráveis aos vírus, como usuários de drogas, profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens (HSH), o teste pode ser feito a partir dos 12 anos de idade e sem o acompanhamento dos pais, o que permite aos jovens e adolescentes uma liberdade em expor a sua desconfiança de estar contaminado”.

Os interessados em efetuar o teste precisam se dirigir até a sede do CTA/COAS, localizado na Rua Dom José Marelo, 385, Vl. Mano, munidos de um documento de identificação com foto e do cartão SUS e agendar o seu horário. Os testes são realizados no mais absoluto sigilo.

Sintomas e Tratamento do HIV 

É importante lembrar que muitas pessoas desconhecem os sintomas do HIV, uma vez que é muito parecido com o de uma gripe ou até mesmo porque ele pode demorar mais de anos para manifestar-se, daí a importância de procurar o COAS e realizar a testagem.

Com relação ao tratamento, a partir do momento em que a pessoa descobre ser portadora do vírus HIV, a mesma será encaminha para o SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas), localizado no Postão, onde passará por um médico, bem como enfermeiras e psicólogos para fazer o tratamento.

Marcela lembra ainda que nem todos aqueles que estiveram contaminados precisam tomar o coquetel (medicação). “Nem todas as pessoas que forem diagnosticadas com o HIV precisam tomar o coquetel, a não ser que ela possua uma carga viral muito alta, porém o acompanhamento e a realização de exames devem ser feita a cada quatro meses. Agora aqueles que fazem uso da medicação não podem interromper o tratamento, para que a carga viral não aumente”.

Apesar de não apresentar cura, a pessoa portadora do vírus HIV pode levar uma vida normal.

“No primeiro momento percebemos o desconhecimento das pessoas sobre as doenças e obviamente o seu psicológico fica abalado. Antigamente, na década de 80 as pessoas morriam de Aids, mas como hoje existe um tratamento e o correto é iniciá-lo logo quando descobrir o vírus, o portador poderá levar uma vida normal, desde que tome a sua medicação corretamente e faça o acompanhamento. Praticar atividades físicas e manter uma boa higiene pessoal também permitirá que a pessoa tenha uma vida como qualquer um”, esclareceu a Gerente do CTA.

Marcela orienta ainda que além do uso do preservativo é importante utilizar o gel lubrificante para evitar fissuras. “É importante lembrar que quando existe a relação anal (uma das que mais transmitem o HIV) as pessoas devem utilizar o gel lubrificante justamente para evitar as fissuras, que são as principais causas de contaminação durante o ato sexual”.

“Além do preservativo e do gel, tem se falado muito na PEP (Profilaxia pós Exposição sexual). Caso a pessoa tenha mantido uma relação sexual desprotegida ela pode procurar uma Unidade de Saúde até 72 horas após o ato e tomar um coquetel durante 28 dias para evitar a contaminação”, finalizou Marcela Caldeira.

Vale destacar que o gel lubrificante, bem como os preservativos são fornecidos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Publicidade

Parceiros