Belkis reúne moradores do Ouro Verde para apresentar projeto anti-inundação

Prefeitura M. de Ourinhos 31/07/2015 - 19:57:02 Cidade

Problema que atravessou mais de duas décadas e várias gestões pode ter solução definitiva com Belkis

   Na tarde desta sexta-feira, 31, após assumir compromisso com moradores do Jd. Ouro Verde e adjacências, a Prefeita Belkis Fernandes convocou seus secretários municipais José Roberto Barros de Carvalho “Betão” (Obras) e Valdir Bergamini (Desenvolvimento Urbano) para, in loco, na passagem da antiga Shell, apresentarem em detalhes o projeto e execução das obras anti-inundação planejados pela Prefeitura. Os serviços já foram iniciados com recursos próprios do município. “Considero importante que os moradores estejam inteirados sobre as soluções que estamos propondo, foram eles, afinal, os maiores afetados por esse problema que atinge essa região há décadas e que teve seu pior momento em 25 de setembro do ano passado”, afirmou Belkis.

Continua depois da Publicidade

         No encontro, diante da obra, a prefeita informou aos moradores sobre a adoção de um conjunto de medidas de engenharia, que inclui uma nova galeria pluvial para dar vazão a toda a água que desce da região das ruas Dom Pedro I e Benjamin Constant. Os secretários Betão e Valdir deram detalhes do projeto, que consiste na instalação de uma caixa pré-moldada de concreto fabricada especialmente para o local e que deverá cumprir efeitos preventivos. Também informaram sobre a nova galeria que utilizará 150 metros de tubos para canalizar a vazão de água.

Uma peça aparentemente simples também cumprirá um papel importante nesse sistema projetado pelos engenheiros e técnicos da Prefeitura. Será uma grelha de aproximadamente um metro a ser instalada na passagem da linha férrea, de forma que o escoamento da água das chuvas não ocorra mais pela superfície.

“Estamos com várias obras de galerias pela cidade, e uma das mais importantes é essa na passagem da antiga Shell. Depois de muito estudo, iniciamos as obras esta semana, pois haviam vários projetos sobre como executar a obra e as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano, com a participação de outros engenheiros da sociedade civil e também da AERO, deram a sua contribuição, chegando a conclusão de se fazer dessa forma, para buscarmos a solução definitiva do problema”, declarou a prefeita.

         Os tubos que irão compor a galeria estão sendo produzidos pela fábrica de tubos da Secretaria Municipal de Obras. Também foram iniciadas a limpeza de bocas de lobo e a desobstrução de galerias para a realização das obras anti-inundação. A expectativa da Prefeitura é que o problema do volume de água nessa região do Jd. Ouro Verde seja resolvido.       

     Moradores do Jd. Ouro Verde falam sobre a expectativa com a obra

            Confira o depoimento de moradores que conversaram com a Prefeita Belkis e os Secretários Betão e Valdir Bergamini sobre as obras na passagem da Shell:         

 Paulo Henrique Andrade das Neves

A principal queixa nossa é que quando chovia muito aqui nessa região entrava água na minha casa e também no meu consultório. Após terem feito a boca de lobo parou de acontecer isso e agora eu acredito que pelo menos 50, 60% da vazão de água deve escoar e não causar mais os transtornos. Pela explicação que foi dada (pela Prefeita e secretários) eu fiquei muito satisfeito e eu acredito que o problema será solucionado”.

 Luiz Carlos Seixas

A gente tem se mobilizado, ido à Câmara Municipal e também a imprensa para que o fato não se repita mais da água que deveria andar pelas guias e pelas ruas, elas estão andando pelas casas das pessoas. Nós estamos há mais de 10 meses desse episódio e estamos reivindicando. Fiquei satisfeito com o início das obras, todos nós devemos estar, mas não sei dizer se irá solucionar totalmente o problema, pois pra mim essa calha é insuficiente e eu conheço o tamanho do rio. Vamos esperar as chuvas de setembro pra fazer um teste”.

ñ José Fernando Ferreira de Sá:

Moro aqui desde 2002 e em setembro do ano passado minha casa foi atingida por aquela forte chuva. Eu acabei perdendo tudo, porque a água entrou, arrebentou as portas e subiu um metro de lama. E a gente está há quase um ano do ocorrido e exigindo, fazendo pressão em cima da Prefeitura para que se faça alguma coisa. Agora eles estão aí executando os trabalhos e pelo que me parece não é uma medida paliativa, parece que realmente o problema será resolvido. Aqui é um bairro muito próximo do Centro e não tem como conviver com isso”.

 Outras galerias em execução 

Além das obras na passagem da Shell, a Prefeitura também está construindo uma galeria na rua Arcângelo Brizanez, no Jd. Mitsui.

Segundo a Prefeita Belkis, há muitos anos os moradores do Jd. Mitsui sofrem com a inundação de alguns trechos, e além de prejudicá-los isso interfere na qualidade do asfalto, sendo essa uma obra aguardada por todos e que em breve será concluída.

O Secretário de Obras fala dessa obra. “Nós estamos fazendo um serviço de reforço de galerias na Rua Arcângelo Brizanez, com o intuito de permitir que, a partir da conclusão dos trabalhos, a água que antes empoçava passe a escorrer rapidamente e saia da galeria já existente”, explicou Betão.

Também nos últimos dias, a Secretaria de Obras executou a construção de galerias, boca de lobo e balanção na rua Porfírio Theodoro, no Jd. Ouro Verde.

Publicidade

Parceiros