Cerimônia de encerramento de cursos profissionalizantes aconteceu nesta quarta-feira

Prefeitura M. de Ourinhos 31/07/2015 - 20:00:53 Região

Aconteceu nesta quarta-feira, 29, na EMEF Profª Adelaide Pedroso Racanello, a cerimônia de encerramento dos cursos profissionalizantes de operador de caixa e eletricista instalador residencial. Na oportunidade os alunos receberam os certificados de conclusão de curso.

         Os cursos foram oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e  com o Gepron (Instituto de Gestão de Projetos da Noroeste Paulista).

Continua depois da Publicidade

         As aulas compõem o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), uma política de valorização do trabalho e do trabalhador. Tiveram preferência de acesso aos cursos, pessoas desempregadas ou em busca do primeiro emprego, com idade mínima de 16 anos completos.

         Os cursos foram ofertados de forma gratuita. Ambos os cursos formaram turmas de 30 alunos. As aulas dos cursos foram ministradas na própria EMEF Racanello.

         A coordenadora técnica do projeto Marilda Fernandes de Oliveira Gomes explicou o papel do  Gepron  na realização dos cursos. “Ficamos responsáveis pela contratação dos instrutores dos cursos e em parceria com o município fazemos a divulgação para os alunos participarem destes cursos”, informou.        

         Curso eletricista instalador residencial       

         O curso de eletricista instalador residencial teve carga horária de 140 horas. O professor do curso Edson Eduardo dos Santos informou que nas aulas foi apresentada desde a teoria até a prática. “Foi passado noções de teoria e os alunos também tiveram oportunidade de executar os serviços em aulas práticas. Pela noção que os alunos tiveram, eles estão capacitados para trabalhar com eletricidade”, informou.

         “Foi uma oportunidade de aprendizado muito boa e para melhorar o currículo. Não tinha noção da área, aprendi muitas coisas. Hoje me sinto confiante para atuar nessa área”, concluiu o aluno do curso Jonatas Ramires Barbosa.       

         Operador de Caixa

         No curso foi ministrada toda a sistemática do funcionamento de caixas de supermercado, restaurante, de lojas. “Foi explicado como faz abertura, fechamento, saída do dinheiro do caixa. Além disto, foram passadas as noções do comportamento da pessoa na função, o atendimento ao cliente. Os alunos saíram prontos para atuar na função. Obviamente, cada estabelecimento tem um software específico que os alunos deverão se familiarizar para atender a clientela deles”, explicou o professor Demerval Lima e Silva.

         “Estas iniciativas ajudam na busca de uma colocação do mercado de trabalho. Gostei bastante do curso, me ajudou bastante na formação profissional”, destacou a aluna Joseleide Aparecida do Vale.

Publicidade

Parceiros