X Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu nesta sexta-feira

Prefeitura M. de Ourinhos 31/07/2015 - 20:12:04 Diversos

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Ourinhos, Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a X Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e como lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e on SUAS que queremos”.

A abertura do evento contou com a presença da prefeita Belkis Fernandes, da secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Aguinaldo Ribeiro da Rocha, do palestrante Valdiosmar Vieira, do representante dos usuários da Assistência Fábio Pereira Gomes, Secretários Municipais e autoridades de municípios vizinhos.

Continua depois da Publicidade

A prefeita Belkis destacou o prazer em participar de mais uma Conferência e desejou um excelente dia de trabalho a todos os envolvidos. “É um prazer imenso estar aqui nesta Conferência. Cumprimento todos os presentes, agradeço o palestrante Valdiosmar por ter se deslocado do Sergipe até este evento e parabenizo a secretária Cidinha pelo trabalho que vem sendo realizado frente a esta pasta. Quero desejar uma ótima Conferência para que possamos aprimorar nos nossos trabalhos a cada dia”, desejou.

Para Cidinha é uma grande alegria observar tantas pessoas em um dia de extrema importância para a sociedade. “Esse é um momento de alegria em observar o Teatro com tantas pessoas que reconhecem a importância desse evento. Cumprimento a prefeita Belkis, que já esteve à frente da Secretaria de Assistência Social e que tem o desejo de fazer sempre o melhor nessa área social. Cumprimento ainda todos os componentes da mesa e destaco a alegria em receber o palestrante Valdiosmar”.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social Aguinaldo Ribeiro da Rocha cumprimentou os presentes e destacou o trabalho que o município realiza nessa área. “É com imensa satisfação que acolhemos a X Conferência municipal de Assistência Social, pois nosso município realiza um excelente trabalho nessa área, tanto na execucação direta dos serviços, através da Secretaria, dos CRASs e CREAS, quanto na execução direta através das parcerias, convênios firmados com entidades assistenciais do município. Trata-se de uma relação caracterizada pelo respeito às formas avançadas de participação da cidadania da gestão pública”.

Antes de iniciar a palestra, Valdiosmar Vieira agradeceu a Prefeita, bem como a Secretária pelo convite e falou sobre a importância da Assistência Social. “Gostaria de agradecer a prefeita Belkis e a Cidinha por esse convite, pois é uma alegria imensa compartilhar esse momento com vocês. Faço questão de lembrar que a Assistência Social é muito importante para discutir a busca de soluções e alternativas para todos os grupos sociais”.

Vale lembrar que o objetivo do tema da Conferência “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016”, é avaliar a situação da Política de Assistência Social e propor diretrizes para a formulação de políticas de Assistência Social, sendo que as deliberações servem para orientar o governo na elaboração dos planos de Assistência Social e na definição de ações que sirvam prioritariamente no âmbito municipal.

 Além disso, com o intuito de otimizar os debates o tema foi dividido em 3 grupos, sendo o primeiro a Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo, segundo grupo: Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS e Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo e terceiro grupo: Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo.

Publicidade

Parceiros