Prefeitura realiza Semana de Estudos do Orçamento Público a partir desta Segunda-Feira, 10

Prefeitura M. de Ourinhos 04/08/2015 - 19:00:12 Cidade

O Governo Municipal vai realizar de 10 a 14 de agosto na Câmara Municipal, das 08h às 12h, a Semana de Estudos do Orçamento Público, que tem como proposta planejar as ações e investimentos para o município em 2016.

         A iniciativa atende as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal 101/00 e a Lei Municipal nº 5.267/08 e todas as entidades de classe, Associações de Moradores de Bairro, iniciativa privada, Clubes de serviços, enfim, toda a população ourinhense está convidada a participar deste momento democrático que vai definir as receitas, despesas e investimentos da cidade para o próximo ano.

Continua depois da Publicidade

         O Orçamento Geral do Município de Ourinhos abrange a Administração Direta (Prefeitura e Câmara Municipal) e Indireta (Autarquias - SAE e IPMO). A receita é a soma de todo o dinheiro que entra nos cofres públicos destas administrações: IPTU, ISS, Contribuições e Repasses de Impostos Federais e Estaduais, Receitas de Capital, Outras receitas, taxas de água, esgoto, coleta de lixo, varrição, Contribuições para IPMO, etc.

         As despesas são os gastos gerais da Prefeitura como salários dos servidores, materiais, manutenção, energia elétrica, telefone, obras, pagamento de dívidas, pagamento de aposentados, entre outros. Investimento é o desembolso de recursos para aplicação em equipamentos, obras e ampliações (pavimentação asfáltica, guias e sarjetas, conservação de próprios municipais, iluminação pública,  etc).

         As Administrações direta e indiretas tem que planejar seu orçamento de um ano para o outro. Assim, durante a Semana de Estudos do Orçamento Público serão definidas as receitas, despesas e investimentos para 2016.

Publicidade

Parceiros