Prefeitura e Comtur realizaram I Fórum de Turismo de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 31/08/2015 - 18:26:17 Diversos

Foi realizado nesta segunda-feira, 31, o I Fórum de Turismo de Ourinhos, promovido pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos.

         A Prefeita Belkis Fernandes ressaltou que 140 Municípios  do Estado de São Paulo serão classificados como Municípios de Interesse Turístico (MIT). “Ourinhos possui eventos de cultura, esporte e negócios que atraem muitas pessoas da região. Precisamos agora potencializar nosso projeto, dentro desta perspectiva para sermos considerados como um MIT. Desenvolver o turismo, irá contribuir para a economia de nossa cidade e impactar positivamente em hotéis, restaurantes e comércio de nossa cidade”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

         O deputado Estadual Mauro Bragato parabenizou Ourinhos pela iniciativa de desenvolvimento do turismo. “Como deputado, sempre busquei trabalhar e valorizar a questão do turismo como fonte de geração de renda. Hoje, as exigências são maiores para se tornar uma estância ou um Município de Interesse Turístico, porém os municípios podem cumpri-las. Muitas cidades querem tornar-se um MIT, todavia nem todas fazem o que é necessário para isto. Ourinhos já saiu na frente com o trabalho que vem sendo realizado”, destacou.

         “O Governo Municipal tem buscado alternativas para o desenvolvimento econômico de Ourinhos. Uma das vertentes identificadas com potencial foi o turismo. Assim, a Prefeitura em parceria com o COMTUR tem se preparado, elaborou o projeto  para fazer com que Ourinhos seja considerado um Município de Interesse Turístico (MIT)”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Claudinei Messias.

         A representante do COMTUR, Cristiane Bombonatt também fez suas considerações. “Ourinhos já desponta na região como polo no comércio, gastronomia e lazer. Agora com os olhares voltados para nossa cidade tenho certeza que poderemos realizar muito mais”, destacou.

         A Diretora de Turismo de Ourinhos, Lavínia Xavier frisou  a importância da união de forças da iniciativa privada com o poder público para fortalecer o turismo. “Devemos fortalecer o COMTUR, determinando diretrizes para desenvolver um turismo sustentável em nossa cidade. Vamos nos unir para gerar mais postos de trabalho e inserção social para população. Assim, Ourinhos se consolidará como polo sustentável e eficaz para receber os visitantes da região e de outros lugares”, concluiu, Lavínia.

         O presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Tasca elogiou a iniciativa. “Este I Fórum de Turismo está abrindo as portas para mais desenvolvimento da cidade de Ourinhos. É importante a realização deste evento para o crescimento do turismo como geração de emprego e renda”.                         

         Palestras

         O evento contou com duas palestras, uma do assessor do deputado Mauro Bragato, Oscar Gozzi e outra do Presidente do Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoretto. Os palestrantes falaram sobre os procedimentos necessários para o município conseguir se tornar um MIT.

         Além das autoridades já citadas, a mesa foi composta pelo vice-prefeito, Dr. Gilberto Severino, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos) Diógenes Corrêa Leite, o presidente da AIOR (Associação das Indústrias de Ourinhos e Região), Edenilson Natale; o Gerente Regional do SEBRAE Ourinhos, Wilson Nishimura; a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fátima Dias Perino;  o diretor regional da SERT (Secretaria Estadual de Relações do Trabalho), Rodolfo Matos Minucci.

         Também estiveram presentes prefeitos da região, secretários municipais, empresários do ramo de hotelaria e gastronomia e representantes de universidades de Ourinhos.

Publicidade

Parceiros