Secretaria de Assistência Social realizou Mobilização do Programa Bolsa Família

Prefeitura M. de Ourinhos 01/09/2015 - 19:49:57 Diversos

Durante todo o domingo, 30 de agosto, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na EMEF Georgina Amaral Santos Lopes “CAIC” uma Mobilização do Programa Bolsa Família e Programa ACESSUAS Trabalho.

O evento contou com a presença de aproximadamente 850 pessoas, sendo 460 crianças que puderam se divertir em diversos brinquedos e com a interação de atores caracterizados de personagens de contos de fadas, que auxiliaram no cuidado com as crianças enquanto os pais e/ou responsáveis participavam de outras atividades.

Continua depois da Publicidade

Cerca de 390 famílias puderam se informar sobre seus dados no Cadastro Único, verificar a cobertura vacinal, realizar a pesagem dos filhos e mulheres entre 14 a 44 anos, esclarecer dúvidas sobre os critérios e condicionalidades do programa Bolsa Família, por fim, assistiram o conferencista e mágico Mauro Dias com a temática: “Transformando dificuldades em oportunidades”.

Antes de dar início à palestra, a prefeita Belkis Fernandes cumprimentou as famílias presentes e falou da importância do evento. “Quero cumprimentar todos aqui presentes e dizer que estou muito feliz com a presença de vocês neste domingo! Hoje é um dia muito importante, porque vocês vão receber toda a orientação necessária sobre o Programa e suas condicionalidades. Vocês ficando em dia com a atualização cadastral, nós da Prefeitura teremos mais facilidade em ajudá-los”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” também fez suas considerações. “Agradeço imensamente a presença de todos e de todas as pessoas que estiveram coordenando este evento. Ele foi organizado num domingo para facilitar o acesso das pessoas à atualização de informações do seu cadastro e o cumprimento das condicionalidades da área da saúde. Um dia diferente com orientações, informação, reflexão e alegria”.

Presente na ocasião o gerente da Caixa Econômica Federal de Ourinhos Edival Jorge Ferragini Lopes parabenizou a Prefeitura pelo compromisso social e explicou a respeito do Cartão Caixa para a retirada do benefício. “Gostaria de ressaltar que Ourinhos é uma das poucas Prefeituras da região que mais se preocupa com o Cadastro Único, o Bolsa Família e o bem estar de todos os beneficiários. Vocês receberam um calendário do Bolsa Família e também um panfleto sobre a conta Caixa Aqui, que permite a abertura de uma conta denominada Caixa Fácil e que não emite nenhuma despesa. É a possibilidade de se abrir uma conta e facilitar o recebimento do benefício, além de outras vantagens”.

O técnico do Programa Bolsa Família João Marcelo Martelozo explicou ao público presente a importância de manter os dados atualizados, quais pessoas que se encaixam nos critérios para receber o benefício, os cuidados no cumprimento das condicionalidades, para que não haja o bloqueio do mesmo, entre outras informações importantes.

O mágico Mauro Dias também explicou o objetivo da sua palestra. “A nossa empresa desenvolveu a arte lúdica como a ferramenta principal na hora de transmitir o conhecimento. Desenvolvemos várias temáticas de oficinas públicas para que, de fato, conseguíssemos atender tanto a expectativa de conhecimento que os beneficiários têm por necessidade, como também a ideia de transmitir o conteúdo de uma forma prazerosa. Vimos trabalhando os eixos básicos que o próprio SUAS pede, que são relacionados à auto-estima, meio ambiente, drogadição. Hoje vamos trabalhar a superação, transformando a situação de vulnerabilidade em uma oportunidade de se tornar mais forte e experimentado pela vida”.

População elogia a mobilização

A munícipe Edelba Soares Rodrigues, que compareceu na mobilização comentou sobre o evento. “Gostei muito desse dia que foi proporcionado para nós usuários do CRAS II, pois foram passadas todas as informações que a gente precisava saber. O que mais me chamou a atenção foi a palestra de motivação, que relatou a realidade de muitas pessoas”.

Charlene Cristina Carneiro, que também esteve presente no evento conseguiu esclarecer suas dúvidas e entender que mesmo com as dificuldades é preciso arriscar e correr atrás dos seus sonhos. “A Prefeitura está de parabéns por essa mobilização! Consegui tirar muitas dúvidas a respeito do benefício e entender que é necessário ter força de vontade pra vencer na vida. Ao contrário do que muitos pensam o Bolsa Família não pode ser considerado como uma renda a mais no mês, mas sim uma oportunidade das pessoas evoluir e buscar o melhor pra sua família”.

É importante lembrar que outras ações como esta serão realizadas posteriormente abrangendo a região de outros CRASs.

“Agradecemos as Secretarias de Saúde e Educação, por meio de seus colaboradores pela valiosa contribuição nesta grande Mobilização. Até a próxima!”, disse a Secretária Cidinha.

Publicidade

Parceiros