Belkis e Haroldo acompanham operação do poço semiartesiano no Pq. dos Diamantes

SAE - OURINHOS 02/09/2015 - 18:53:24 Cidade

 Mesmo com a construção do poço, a SAE pede que a população evite o desperdício de água e economize 

Enquanto muitas cidades do Estado de São Paulo já estão enfrentando problemas de racionamento de água, Ourinhos encontra-se em situação privilegiada, devido aos constantes investimentos realizados pela SAE – Superintendência de Água e Esgoto. Além disso, a autarquia tem contado com o apoio de grande parte da população que vem utilizando racionalmente a água. A previsão é que o próximo verão seja bem mais tranquilo em termos de abastecimento, a não ser pela ocorrência de rompimentos de rede, quebra de equipamentos ou possíveis faltas de energia elétrica; para isso, já está em operação o poço tubular profundo perfurado no Parque dos Diamantes.

Continua depois da Publicidade

A prefeita Belkis Fernandes juntamente com o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho e o diretor do Departamento de Operações, Arnaldo Capelosa, visitaram na manhã desta terça-feira, 01, as obras do poço semiartesiano que já estão na fase final de conclusão.

Este poço tem 580 metros de profundidade, com vazão de 100 m³/h (metros cúbicos por hora) e capta água do Aquífero Guarani. O principal objetivo desta obra é reforçar o abastecimento de água de aproximadamente 14 mil habitantes na região do Jardim das Paineiras, atendendo ainda os bairros Jd. Cristal, Jd. Brilhante, Jd. São Judas, Jd. Manhatan, Jd. Guaporé, Vl. São Luiz, Jd. Santa Fé, Pq. dos Diamantes e parte do Jd. Santos Dumont.

Belkis ficou satisfeita ao verificar que o poço artesiano já está em pleno funcionamento e contribuindo positivamente para a melhora significativa do sistema de distribuição de água da cidade. “Essa é uma obra muito importante, faz parte de um planejamento para médio e longo prazo da cidade, pois enquanto muitos municípios estão sofrendo, passando por uma crise hídrica, que não é fácil de resolver de imediato, porque esse é um trabalho que demanda tempo, nós já estamos pensando à frente, então a gestão da SAE, sob a liderança do superintendente Haroldo, está trazendo benefícios importantíssimos para a cidade, para a população que muitas vezes não reconhece. Quando a gente não sente a falta da água, não valoriza e as pessoas que moram em cidades como em São Paulo, que enfrentam esse problema, valorizam. Então mesmo assim peço a população que continue com o uso racional da água”, disse a prefeita.

O superintendente da SAE, Haroldo, também destaca que este poço perfurado no Parque dos Diamantes em conjunto com o outro poço perfurado na região da Fazenda Santa Maria (em fase de construção), vai fortalecer o sistema de abastecimento de água para os bairros que compreendem a parte alta da cidade como Vl. Margarida, Jd. Paulista e Nova Ourinhos. “O volume de água bombeado pela Estação Elevatória da ETA (Estação de Tratamento de Água) aos reservatórios do Jd. das Paineiras passará a ser agora enviada em sua maior parte aos reservatórios de água da área central, já que o Poço dos Diamantes dará grande suporte ao Sistema de Reservação e Distribuição de Água para o Jd. das Paineiras e região. A SAE está empenhada na solução do problema de desabastecimento, baixas pressões e vazões que ocorrem nas partes mais altas da cidade, nos dias mais quentes do ano, devido à elevação do consumo em outras regiões da cidade”, pontua Haroldo.

A SAE continua a solicitar a colaboração da população na racionalização do consumo, evitando o desperdício de água.

Publicidade

Parceiros