COMDEF e Prefeitura promoveram Fórum de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Prefeitura M. de Ourinhos 28/09/2015 - 19:02:26 Diversos

A  Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, junto com o COMDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) promoveram nesta segunda-feira, 28, o Fórum de Valorização e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - “Da Invisibilidade à Cidadania”, na AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos).

         A mesa de autoridades foi composta pela Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, a presidente do COMDEF, Camila Camargo Todan Marocolo, a diretora escolar da APAE de Ourinhos, Patrícia Miranda e representando os usuários da AADF (Associação de Assistência Ao Deficiente Físico) Sonia Maria. Além da presença de instituições de Ourinhos, estiveram presentes representantes de Chavantes, Canitar e Salto Grande.

Continua depois da Publicidade

         A Secretária de Assistência Social agradeceu a presença de todos. “Acredito muito no potencial nas entidades e instituições que são muito comprometidas e tem um rigor técnico para melhor atender as pessoas com deficiência, junto com a Assistência Social e o COMDEF”, concluiu Cidinha.

         A presidente do COMDEF falou sobre a atuação do Conselho. “O Fórum é importante para mostrar o nosso trabalho e luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência. O COMDEF atua desde 2003, e envolve as entidades e diversas pastas do Governo de Ourinhos. Pelo que observamos nos eventos regionais, o Conselho de Ourinhos é o mais ativo e participativo da nossa região”, destacou.

         Ao longo do Fórum, foi apresentado um vídeo sobre a história do movimento de inclusão social das pessoas com deficiência. Também foram realizadas exposições Institucionais do COMDEF, AADF (Associação de Assistência Ao Deficiente Físico). A apresentação da APAE (Associação Pais Alunos Excepcionais), foi feita por alunos.

         Por fim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano fez a apresentação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

         O Fórum faz parte Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo da Campanha é celebrar o dia 21 de setembro - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

         Essa data foi instituída pelo Movimento das Pessoas com Deficiência em 1982, num encontro com todas as entidades sociais de defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Publicidade

Parceiros