Sem monitoramento, escolas ficam vulneráveis e municípios amargam prejuízos

LUCAS PEREIRA - LP PRODUÇÕES 16/11/2015 - 23:48:10 Região

Um exemplo recente foi a invasão da escola municipal José Teodoro de Souza, em São Pedro do Turvo (SP). Vândalos entraram no estabelecimento, destruíram vidros e equipamentos no início do mês 

As escolas são mais que um local de aprendizado; são a porta de entrada para a cidadania. Entretanto, vândalos têm agido com frequência contra esse importante patrimônio da comunidade. Com a municipalização da educação básica, a responsabilidade e os prejuízos pela ação desses criminosos recaem sobre os prefeitos. Por isso a importância do uso de ferramentas eficazes de prevenção, como o vídeo monitoramento inteligente.

Continua depois da Publicidade

Um dos casos recentes e que chamou a atenção da imprensa aconteceu em São Pedro do Turvo, na escola municipal “José Teodoro de Souza”. Vândalos invadiram e danificaram a escola municipal José Teodoro de Souza na noite de quinta-feira (5). De acordo com a polícia, vizinhos escutaram barulhos no local e acionaram uma equipe da Polícia Militar. 

Os patrulheiros foram até o local e constataram que os vândalos derrubaram mesas, sujaram o local e quebraram equipamentos, incluindo um aparador para alimentos uma máquina de lavar.

Os criminosos também destruíram vasos com plantas, quebraram os vidros das salas e jogaram terra pela escola. Nenhum objeto foi furtado e ninguém foi preso. A direção da escola informou que não há, no estabelecimento, câmeras de vídeo monitoramento e nem vigilância.

PREVENÇÃO

Com o uso de sistemas de videomonitoramento, como o oferecido pela Service Security, situações como essa podem ser evitadas. Os “olhos eletrônicos” operados por equipe qualificada, por meio de uma central que interage com o ambiente (emitindo inclusive alerta sonoro e com possibilidade de se comunicar com os invasores) inibem a ação de vândalos e evitam que os municípios tenham grandes gastos recuperando patrimônio danificado. 

Além de serem aliadas na prevenção contra atos de vandalismo e furtos, as câmeras também podem ser uma ferramenta importante para dar mais segurança às crianças, professores e demais profissionais que atuam na rede de ensino. 

Mas para isso, é necessário um sistema inteligente de videomonitoramento, o qual os secretários de Educação e diretores de escolas e creches possam ter acesso rápido a imagens de qualidade. Com o sistema da Service Security em 100% das escolas, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Rio Pardo, por exemplo, assegurou economia e reduziu incidentes no ambiente escolar.

À frente da pasta há dois anos e meio, a secretária municipal de Educação Lúcia Marisa Pinhata, lembra que inúmeros fatos podem ocorrer em um estabelecimento de ensino, onde centenas de crianças estão, simultaneamente, sob a responsabilidade dos monitores, educadores e professores. 

Por consequência, a Administração Municipal também é responsável pela segurança dos pequenos e dos funcionários. Lúcia destaca que além do desempenho do sistema Service Security para inibir furtos, invasões e atos de vandalismo, o videomonitoramento também dá transparência a tudo que ocorre nas creches e escolas. 

“Um dos benefícios é a elucidação de fatos ocorridos nas escolas. Fazer o monitoramento foi uma excelente ideia também pelo apoio que temos para tomada de algumas decisões. As câmeras relatam sempre a verdade dos fatos”, afirmou, em recente entrevista ao REPÓRTER NA RUA.

Já houve casos em que funcionários foram apontados indevidamente. “Tivemos uma queda acidental de aluno no pátio. As imagens mostraram que ela estava acompanhada o tempo todo e não houve descuido dos servidores. Também conseguimos comprovar uma agressão de um pai de aluno contra um funcionário. A câmera ‘falou’ a verdade e pudemos esclarecer com precisão”, relata.

Os “olhos eletrônicos” estão em todos os estabelecimentos da rede municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Para a secretária municipal, é impossível falar em segurança plena nos dias de hoje, mas, certamente, o risco de incidentes cai consideravelmente com o videomonitoramento, além da economia gerada na comparação com a vigilância tradicional. “Podemos falar que temos 95% de segurança. Isso gera grande economia, porque os incidentes são cada vez mais raros”, garante.

UTILIDADE PÚBLICA

É possível contatar a Service Security pelo telefone (14) 3372-4918 ou pelo site www.servicesecurity.com.br – entre em contato e saiba mais sobre os serviços.

Publicidade

Parceiros