Prefeitura alerta a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Prefeitura M. de Ourinhos 25/11/2015 - 18:09:20 Cidade

Contágio pelo zika vírus, transmitido pelo mosquito da dengue, já notificou 739 casos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país

 

Continua depois da Publicidade

A preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti vem crescendo, e como parte de suas ações diárias para eliminar os seus criadouros, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde aderiu a “Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue”, no período de 23 a 27 de novembro e faz um alerta à população sobre a importância de manter a cidade longe da doença.

Com a segunda Mega Operação “Todos Contra a Dengue” realizada no mês de setembro pelo Governo Municipal, que recolheu mais de 1.200 toneladas de materiais inservíveis, foi possível interromper um ciclo do mosquito e apenas 3 casos de dengue foram diagnosticados depois desse período.

Mesmo com a queda no número de casos, o secretário municipal de Saúde André Mello lembra que a população precisa continuar fazendo a sua parte. “Além das ações que o município tem realizado e que dará continuidade com mais uma Mega Operação prevista para janeiro de 2016, nós contamos com a colaboração de todos para que continuem vigiando seus quintais, vasos de plantas, recipientes que sirvam de acúmulo de água, enfim tudo aquilo que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes”, frisa.

O alerta para a eliminação do Aedes Aegypti tem aumentado com o passar dos anos, uma vez que o mosquito tem transmitido outras doenças como a febre chikungunya e o zika vírus, principal suspeito do surto de microcefalia na região do Nordeste.

De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, até esta terça-feira, 24, 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país foram notificados. A microcefalia faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal.

Apesar deste surto não ter atingido o Estado de São Paulo, a atenção dos munícipes deve ser redobrada, pois na rotina de trabalho casa a casa que os agentes de endemias realizam em Ourinhos eles continuam encontrando muitos recipientes com criadouros do mosquito Aedes em diversos imóveis visitados.

Como parte de suas ações, a Prefeitura também está finalizando a elaboração do Plano de Ações para Prevenção da Dengue no Município para o ano sazonal Dengue 2015 a 2016. Entre essas ações destacam-se a redução do índice de infestação pelo Aedes Aegypti, a detecção precoce dos casos de dengue como forma de prevenção e controle da doença, a garantia de assistência médica de qualidade a todos os pacientes com suspeita de dengue nos serviços do SUS, evitar a letalidades (óbitos) pelas formas graves da doença, entre outros.

É importante salientar para aqueles que desconhecem, que a definição de ano sazonal da dengue é o período de julho de um ano até junho do próximo ano. O novo ano sazonal teve início em 05 de julho de 2015.

No ano de 2015, de 04 de janeiro até a semana epidemiológica nº 26 que terminou em 04 de julho de 2015, ocorreram 6.218 casos de dengue. De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a partir da semana epidemiológica nº 27, que iniciou em 05 de julho de 2015, até a SE nº 46 que terminou em 21 de novembro ocorreram apenas 14 casos de dengue, sendo 12 autóctones e 2 importados.

Para que os casos não aumentem e Ourinhos não enfrente uma nova epidemia em 2016, a dica é para que cada um continue fazendo a sua parte. Juntos é possível vencer essa batalha!

Publicidade

Parceiros