Médica da região integra diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica

Assessoria 27/11/2015 - 13:27:05 Região

Larissa Camargo Passerotti coordena o serviço instalado na Santa Casa de Marília e será tesoureira da entidade nacional

A médica especialista em Medicina Hiperbárica Larissa Camargo Passerotti, responsável técnica pela unidade de oxigenoterapia hiperbárica que funciona na Santa Casa de Misericórdia de Marília, passará a contribuir em âmbito nacional para o desenvolvimento da especialidade. Ela faz parte da chapa eleita para dirigir a SBMH (Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica), a partir de 2016.

Continua depois da Publicidade

Larissa será a nova tesoureira da entidade e tem, juntamente com os demais diretores e conselheiros, o desafio de tonar a especialidade cada vez mais difundida entre os médicos brasileiros, pacientes com potencial indicação para o tratamento, gestores de saúde e administradores hospitalares.

Para isso, uma das estratégias é ampliar o diálogo com as demais sociedades médicas do Brasil, para esclarecer dúvidas e demonstrar como a terapia com o oxigênio concentrado e pressurizado pode influir na cicatrização de tecidos e promover a cura efetiva de lesões decorrentes de inúmeras patologias, queimaduras ou traumas.

A médica revela ainda que a entidade tem, como estratégia, a ampliação de seu olhar global. As bem sucedidas referências estão, principalmente, na América do Norte e Europa, onde a medicina hiperbárica é mais utilizada e compreendida pela comunidade como uma modalidade terapêutica capaz de reduzir as amputações e os tratamentos prolongados à base de fármacos.

A SBMH quer estar mais próxima de entidades como a UHMS (Undersea & Hyperbaric Medical Society) e a ACHM (American College of Hyperbaric Medicine), para ampliar os horizontes na prescrição feita no Brasil e mostrar que a medicina hiperbárica necessita de investimentos consistentes, entretanto gera uma grande economia em médio e longo prazo, à medida em que reduz a taxa de amputações, complicações e invalidez permanente entre a população.

“Sabemos o quanto estes desdobramentos geram sofrimento às pessoas e produzem um ônus quantitativo para a previdência social. Em um país com uma população que vive cada vez mais, observamos uma mudança de perfil e avanço das doenças crônicas e dos acidentes de trânsito. Por isso, temos que considerar a importância dessa atualização tecnológica no aspecto terapêutico”, disse a médica.

É a primeira vez que a SBMH contará com um médico da região de Marília e Bauru em sua diretoria. Embora o alvo seja o desenvolvimento da medicina hiperbárica em todo o Brasil, a médica admite que a região ganha representatividade. “Temos trabalhado com muita determinação para que a população regional conte com a oxigenoterapia. O nosso ingresso na diretoria, é certamente, um fato positivo para o oeste e centro oeste paulista”, afirma.

SERVIÇO - Em Bauru e Marília, o tratamento está disponível em câmara hiperbárica do tipo multiplace, que comporta até oito pessoas para as sessões que duram cerca de duas horas. O número de sessões que o paciente precisará fazer é determinado pela sua doença e o seu estado clínico.

Mais informações sobre o tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica podem ser obtidas na unidade instalada na Santa Casa de Misericórdia de Marília, localizada à Avenida Vicente Ferreira, 828. Os telefones da unidade são (14) 3402-5555 / 3316-5554.

Publicidade

Parceiros