1ª Eleição para Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos

Prefeitura M. de Ourinhos 12/02/2016 - 20:05:15 Cidade

 A Prefeita Belkis Fernandes esteve presente durante a eleição  

Ourinhos deu um grande salto na história da Educação Municipal. Isso porque na última sexta-feira, 05, aconteceu a 1ª eleição para Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, após muito estudo realizado pelo Comitê de Estudo das Políticas Educacionais do Município (CEPEM), legitimado no Estatuto do Magistério e referendado pelo Conselho Municipal de Educação (CME).

Continua depois da Publicidade

 A prefeita Belkis Fernandes fez questão de presenciar a eleição e destacou a importância da ação. “Hoje a educação ourinhense está dando um passo a mais, pois é através de ações como esta que notamos o comprometimento de todos com a escolha de bons gestores para garantirem a qualidade de ensino aos alunos. Mais uma meta do Plano Nacional de Educação está sendo cumprida”.

Foi constituída uma Comissão Especial com membros da Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Escola (CME) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para administrar a parte legal e organizacional.  Cada Unidade Escolar constituiu sua Comissão Local devidamente capacitada para conduzir a eleição de maneira legitima e democrática.

Toda tramitação teve início, com o processo seletivo, onde o candidato realizou prova de conhecimentos gerais e específicos, com nota de corte de 5,0. Os aprovados no referido processo, apresentaram a Proposta de Gestão na Unidade Escolar de interesse, que após analisada pelos técnicos da Secretaria de Educação foi encaminhada para eleição na Unidade Escolar.

Para Diretor, de 1.198 eleitores, votaram 1.093 um total de 91,24% dos eleitores e para Coordenador, de 639 eleitores, votaram 546 um total de 85,45% dos eleitores.  Tiveram direito a voto professores, funcionários e pais do Conselho de Escola.

Para a secretária municipal de educação, a eleição é um marco na história da educação no município. “O que aconteceu na Rede Municipal é inédito e histórico e segue todos os padrões do Plano Nacional de Educação que trabalha para melhorar a qualidade da educação em todos os seus aspectos, entre eles trata-se da meta 19 que fala sobre a gestão democrática, onde os Diretores e Coordenadores das escolas devem ser avaliados por um critério técnico e, em seguida passar por eleição da comunidade escolar. Foi o que nós conseguimos fazer em Ourinhos neste ano de 2016”.

Cabe ressaltar que a Educação Municipal é pioneira nesse processo, recebendo elogios da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Universidades que acreditam que uma educação de qualidade se faz com gestão democrática, onde todos são comprometidos com a educação.

Publicidade

Parceiros