Adote hábitos saudáveis e previna a hipertensão Rotina de exercícios e alimentação adequada são algumas dicas; CART realiza testes de saúde com motoristas para a prevenção

Assessoria 26/04/2016 - 21:34:04 Cidade

Cuidar da alimentação e praticar atividade física são medidas que proporcionam a longevidade e aumentam a qualidade de vida. Além disso, a prevenção de doenças como a hipertensão arterial é um dos benefícios de uma rotina saudável. Dados do Ministério da Saúde revelam que mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. A doença é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e faz com que o coração tenha de exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído de forma equilibrada no corpo.

Para evitar a pressão alta, as pessoas precisam ficar atentas ao estilo de vida. Entre as causas da hipertensão estão o consumo de bebidas alcoólicas, o fumo, a obesidade, o sedentarismo, o estresse, o consumo elevado de sal, os níveis altos de colesterol, o diabetes e o sono inadequado. Atenta a saúde e bem-estar de seus usuários, a CART - Concessionária Auto Raposo Tavares realiza constantemente ações como o “Acorda Motorista” e o “Saúde e Cidadania”, onde são disponibilizados aos motoristas a verificação da pressão arterial e testes de glicemia nas rodovias sob a sua concessão. Neste ano, no mês de março foram realizados 1.094 atendimentos com a incidência de pressão alta e disfunção glicêmica em mais da metade dos condutores. Cerca de 600 condutores tinham pressão alta, 635, apresentavam disfunções glicêmicas e 295, sobrepeso. Esses índices podem ser um reflexo da rotina de trabalho dos estradeiros que passam horas ao volante e não têm o descanso adequado, nem uma nutrição equilibrada. O perfil dos motoristas atendidos em ações da Concessionária é de homens de 30 a 40 anos e que têm jornadas com duração de até 10 dias.

Continua depois da Publicidade

Você sabia?

· Um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial

· 420 mil pessoas morrem, por ano, em conseqüência de AVC (Acidente Vascular Cerebral)

· Males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no Brasil

· 300 mil brasileiros são vítimas de infarto agudo do miocárdio

· Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão e Organização Mundial da Saúde.

Sintomas e prevenção Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. O diagnóstico é feito a partir da aferição da pressão. A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada através de medicamentos. Além disso, a prevenção é o melhor remédio contra a doença. Confira algumas dicas:

· Mantenha o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares

· Tenha uma alimentação saudável

· Não abuse do sal, utilize outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos

· Pratique atividade física regularmente

· Aproveite momentos de lazer

· Abandone o fumo

· Diminua ou evite o consumo de álcool

· Evite alimentos gordurosos

· Controle o diabetes, colesterol e outras doenças

· Caminhe mais, suba escadas em vez de usar o elevador

· Procure ter uma boa noite de sono

· Tente levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila

A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.

Publicidade

Parceiros