Professores da Rede Municipal de Ensino participam de reuniões de Formação de Programa Educação Infantil

Prefeitura M. de Ourinhos 28/04/2016 - 19:20:17 Diversos

Recentemente foi realizada no CREF Centro de Referência do Ensino Fundamental (CREF) à primeira reunião de Formação do Programa Educação Infantil, numa parceria da SME (Secretaria Municipal de Educação) com o Instituto Avisa lá.

         O INSTITUTO AVISA LÁ é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, com finalidade pública. Desde 1986, vem contribuindo para qualificar a prática pedagógica das redes públicas de Educação Infantil. A partir de 2002 passou atuar também no Ensino Fundamental (séries iniciais) nas áreas de leitura, escrita e matemática.
         O Programa Educação Infantil é desenvolvido desde 2011 pelo Banco Santander e em cooperação com o Mistério da Educação (MEC) e parceria técnica com o Instituto Avisa Lá, investe na atuação de técnicos das Secretarias de Educação com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças de 0 a 5 anos inseridas em creches e pré-escolas da rede pública dos municípios parceiros.

Continua depois da Publicidade

         Em 2015, 20 novos municípios das cinco regiões brasileiras foram selecionados entre eles Ourinhos. No período de 2015 a 2017, com ações presenciais e a distância, as consultoras do Avisa Lá desenvolverão projeto de formação nas áreas pedagógica e gestão para saúde e bem estar , visando à melhoria da qualidade da educação infantil.

         No ano de 2015, foi implantado o Programa Avisa Lá para todos os Núcleos de Educação Infantil (NEIs), que atuam com atendimento de 0 à 3 anos, onde o tema abordado pelo Programa foi “O brincar” na ação pedagógica e “Higienização das mãos e do nariz” na área de saúde e bem estar.

         Neste ano o Programa também se estenderá as Escolas de Educação Infantil (EMEIs), que atuam com atendimento de crianças de 4 e 5 anos, com a abordagem da “Aproximação da Cultura Escrita”, na ação pedagógica e “Alimentação Escolar” na área de saúde e bem estar.

         No dia 29 de março, contou com a primeira formação da área da saúde e bem estar, que foi ministrada pela Profa. Alessandra Ramirez Leoncini. O objetivo principal foi aprofundar a compreensão do programa, principalmente para os novos gestores; orientar os gestores quanto ao planejamento das atividades realizadas pelo projeto; resgatar as ações ocorridas no ano passado esclarecendo a importância de continuidade das mesmas e explicitar a relevância da formação dos professores, educadores e funcionários.

         No dia 05 de abril aconteceu a segunda reunião pedagógica, desta vez na área gestão onde foi ministrada pela Prof.ª Márcia Fonseca Souza Reis e Prof.ª Rosana Aparecida Gonçalves César de Oliveira, formadoras do programa de educação infantil e equipe pedagógica da S.M.E., juntamente com todos os diretores e coordenadores da Educação Infantil, tendo como conteúdo o Faz de Conta: conquista e desafios, Diagnóstico Cultura Escrita como instrumento de formação para 2016.

         O objetivo da reunião foi ponderar sobre as conquistas em relação ao faz de conta (jogo simbólico), encaminhamentos para dar continuidade ao brincar nas escolas e refletir sobre os resultados do diagnóstico da Cultura Escrita preenchido nas unidades escolares pelos gestores. Já no dia 19 de abril, ocorreu a terceira reunião da área da saúde e bem estar, que será ministrada pela Profa. Alessandra Ramirez Leoncini.

Publicidade

Parceiros