TIRO-DE-GUERRA REALIZA SOLENIDADE DO DIA DA BANDEIRA

assessoria 21/11/2012 - 16:17:17 Diversos

O Tiro-de-Guerra realizou no dia 19 de novembro solenidade comemorativa ao Dia da Bandeira. A Bandeira Nacional, símbolo da Pátria por excelência, foi adotada pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República.
O hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado pelo 1º Ten. Jorge Olavo das Chagas Lucas, Delegado do Serviço Militar de Ourinhos, acompanhado pelo Subtenente Nilson Aparecido Ferreira, Chefe da Instrução do TG Ourinhos, 1º Sargento Luiz André Rodrigues de Carvalho, Instrutor, e Sr. Jairo Teixeira Diniz, Atirador da 1ª Turma do TG no município, em 1938. As bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e do município de Ourinhos foram hasteadas pelo Tenente Lucas e pelo Monitor Antunes e Atirador Leite.
O instrutor do TG, 1º Sargento Luiz André, fez a leitura da Ordem do Dia, do excelentíssimo Senhor General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército.
Foi realizada, em seguida, a incineração das bandeiras inservíveis, de acordo com o que dispõe o artigo 32 da Lei º 5.700, de 1º de setembro de 1971, que diz: “As bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer unidade para que sejam incineradas, seguindo cerimônial peculiar no dia da Bandeira”. A cerimônia foi conduzida pelo Senhor Jairo Teixeira Diniz, atirador da 1ª turma de Atiradores do ano de 1938.
Fazendo uso da palavra, Subtenente Ferreira, enfatizou que os militares possuem grande devotamento e respeito à Bandeira Nacional, que é diariamente hasteada às 8h00, com tropa formada prestando continência, como manda o protocolo, como culto aos símbolos nacionais, e às 18h00 é realizado seu arriamento nos mesmos moldes. O Chefe da Instrução lamenta que, através dos tempos, o culto à Bandeira Nacional venha mudando. “A data de 19 de novembro está caindo no esquecimento dos mais jovens, e alguns colégios não estão mais disponibilizando um dia da semana para cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira. Isso tem que ser resgatado. Nossos jovens devem saber cantar o nosso hino e saber o significado das cores da bandeira e suas estrelas imponentes”, afirmou.
Ao término da cerimônia, os presentes entoaram o Hino à Bandeira Nacional – letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
O Chefe da Instrução, Instrutor e Funcionários, agradecem a todas as autoridades, amigos do Tiro-de-Guerra, pais e familiares dos atiradores que com suas ilustres presenças abrilhantaram a solenidade militar.

Atenciosamente,

NILSON APARECIDO FERREIRA - Subtenente
Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02–026

“TIRO-DE-GUERRA: ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”



Publicidade

Parceiros