ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Prefeitura M. de Ourinhos 10/12/2012 - 12:26:13 Diversos

Professores promovem atividades de encerramento do ano

No dia 01° de dezembro, os professores da Escola de Tempo Integral da EMEF ”Profª Jandira Lacerda Zanoni” promoveram atividades de encerramento dos projetos realizados pelos alunos neste ano, tais como: Dança, Baliza, Jornal Escolar, Futsal, entre outros.
Além disso, foi realizado também um Concurso de Música e Desfile Miss e Mister, cujo evento teve como objetivo envolver a comunidade para integrá-la nas atividades existentes no ambiente escolar e mostrar os projetos desenvolvidos.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “a Escola de Tempo Integral amplia o tempo do aluno com a intensidade das ações educacionais, um tempo que proporciona possibilidades de enriquecimento de seu universo de referências ao aprofundar conhecimentos, vivenciar novas experiências, esclarecer dúvidas, desenvolver atividades artísticas e esportivas. Representa assim, um avanço em direção à concretização de uma escola inclusiva que mantém a qualidade e amplia as oportunidades, seguindo a política estabelecida pelo Prefeito Toshio Misato, de oferecer um ensino público de qualidade”.

As atividades da Escola de Tempo Integral

Através da maior permanência do aluno na escola, é estabelecido um convívio de grupo que coopera tanto para o profissional quanto para o social, isto ocorre por meio de trabalhos em grupo e diversas dinâmicas, promovidas pelas diversas atividades propostas pelas oficinas de enriquecimento curricular.
Estas oficinas viabilizarão, em tempos complementares, os seguintes objetivos: educar e cuidar da imagem positiva do aluno; atender às diferentes necessidades de aprendizagem; promover o sentimento de pertinência e o desenvolvimento de atitudes de compromisso e responsabilidade para com a escola e com a comunidade; instrumentalizando-o com as competências e habilidades necessárias ao desempenho e a participação social; promover a cultura da paz pelo desenvolvimento de atitudes de auto-respeito, respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo.
As oficinas curriculares ocupam diferentes espaços disponíveis na escola ou no seu entorno, tais como: pátio, biblioteca, sala de leitura, salas ambiente, laboratório e outros.
Neste contexto, o professor é uma figura que se desdobra para atuar como aquele que ensina conteúdos, como orientador, para provocar novas atitudes, formar valores e despertar interesses nos alunos.

Publicidade

Parceiros