DADOS DO UNICEF: POR DOIS ANOS CONSECUTIVOS, OURINHOS MANTÉM ÍNDICE ZERO EM MORTALIDADE DE JOVENS

Prefeitura M. de Ourinhos 18/12/2012 - 12:05:38 Diversos

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Laboratório de Análise da Violência (LAV-Uerj) e o Observatório de Favelas divulgaram os novos dados do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), no dia 13 de dezembro, no Rio de Janeiro. Ourinhos, alcançou índice zero de homicídios entre jovens de 12 a 18 anos em 2010, mantendo o mesmo índice alcançado em 2009 nessa pesquisa.
Para o Prefeito Toshio Misato, “esse índice é fruto do trabalho que temos desenvolvido nos últimos 8 anos a fim de garantir aos nossos jovens a oportunidade de se engajarem em projetos sociais, esportivos, culturais e principalmente se qualificando profissionalmente, o que se comprova com a instalação do SENAI em Ourinhos que permitiu que milhares de jovens, ao invés de estarem nas ruas, fossem aprender uma profissão e conseguirem ingressar no mercado de trabalho”, destacou.
O IHA permite estimar o risco de adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, perderem a vida por causa de assassinatos. O índice foi calculado para os 283 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e esta edição do relatório traz os dados dos anos 2009 e 2010.
O Programa de Redução da Violência Letal (PRVL) visa à promoção de ações de sensibilização, à articulação política e à produção de mecanismos de monitoramento, no intuito de assegurar que as mortes violentas de adolescentes e jovens sejam tratadas como prioridade na agenda pública.

Ações para combater violência contra adolescentes

A Prefeitura de Ourinhos tem implantado diversas ações e programas sociais nos últimos anos, voltado para as crianças e adolescentes contribuindo assim para a mortalidade zero de adolescentes em nosso município. Confira os principais programas nas áreas de:
Educação - Implantou o ProJovem Urbano proporcionando a inclusão social dos jovens ourinhenses de 18 a 29 anos que apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Cultura - Escola municipal de música e bailado, que atende mais de 800 pessoas entre crianças e adolescentes.
Assistência Social - Serviços sócio-educativos feitos nos Centros de Referência de Assistência Social no contraturno escolar, em mais de 15 modalidades esportivas e culturais diferentes, atendendo a mais de 1.500 crianças e adolescentes dos bairros periféricos. Além do acompanhamento dos adolescentes de 15 a 17 anos, do ProJovem, vinculado ao Bolsa Família. Há também o Projeto ProMenino que atende milhares de jovens.
Esporte – Projetos em núcleos esportivos e parceria com associações de moradores em mais de 15 modalidades esportivas, atendendo cerca de mais de 4.500 pessoas entre crianças e adolescentes.
Outro fator que também tem contribuído para a mortalidade zero dos nossos adolescentes é o trabalho preventivo da Polícia Militar com o Proerd e também a atuação da Polícia Civil, assim como os programas sociais com jovens carentes, como por exemplo, o projeto da Guarda Mirim que forma centenas de jovens todos os anos, garantindo mais oportunidades de emprego.

Publicidade

Parceiros