SAE INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE FURTOS DE ÁGUA

SAE - OURINHOS 25/01/2013 - 11:31:58 Diversos

Os servidores da SAE participaram de curso de capacitação

Com o objetivo de capacitar os funcionários, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) possibilitou aos servidores a participação na manhã do dia, 23, do Curso Interestadual para Localização de Fraudes e Ramais Irregulares em Sistemas de Abastecimento de Água promovido pela Eco Água/SANEA. Também participaram do curso, servidores de companhias de água das cidades de Chavantes (SP), Jaguariaíva (PR) e Ribeirão Claro (PR).
O Superintende da SAE de Ourinhos, Haroldo Adilson Maranho destaca que a autarquia será ainda mais rigorosa no controle dos furtos de água, o famoso ‘gato’. “A SAE vai intensificar a procura por fraudes pela cidade e se for encontrada, a multa aplicada será de 358 Reais, mais 76 Reais do hidrômetro, além dos custos de mão de obra”, alertou.
O Gestor Ambiental da Eco Água/SANEA e palestrante, Luiz Eugênio de Carvalho explica que o curso busca promover a integração entre os Estados de São Paulo e Paraná. “A troca de experiência entre as cidades interestaduais é muito importante para que as informações do que está dando certo possa ser transmitida de um local para outro. A SAE já é uma referência para as demais porque está sempre investindo em novas tecnologias. Este curso visa reduzir perda da água que é o grande ‘calcanhar de aquiles’ das companhias de água. Tratar sobre este assunto de fraude no abastecimento da água é muito válido porque não é percebido pela maioria das companhias. O furto de água é um câncer silencioso e crescente, onde se perde em média cerca de 20% da receita das companhias abastecedoras”, afirma.
O servidor público Milton Reginaldo, da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Ribeirão Claro, destaca que “o curso foi muito bom, aprendi bastante sobre como combater os furtos de água na rede de abastecimento”.
Para Cláudio Marcelo Farina, servidor da SAE de Ourinhos, o curso também foi muito válido. “Os funcionários puderam trocar experiências e recebemos orientações de como proceder para evitar as mais diversas possibilidades de furtos. Também fazemos um alerta de que a manipulação do hidrômetro só pode ser feita por funcionários credenciados da SAE. O furto de água, bastante conhecido como “gato” é um crime de furto e vamos intensificar a fiscalização na cidade”, finaliza.
A SAE de Ourinhos disponibiliza o número de telefone: 0800-100414 para as pessoas denunciarem o furto de água.

Publicidade

Parceiros