COMÉRCIO ESTÁ CAUTELOSO, MAS MANTÊM BOAS EXPECTATIVAS PARA 2.013.

ACE Ourinhos 21/02/2013 - 10:57:08 Diversos

O comércio varejista espera repetir, em 2013, o aumento de 8,4% obtido nas vendas do ano passado, de acordo com números divulgados nessa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O prognóstico é da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que atribui o crescimento das vendas, em grande parte, à aplicação de uma política econômica de estímulo ao consumo ao longo de todo o ano de 2012.

Para igualar os bons índices do ano anterior é esperada uma queda na inflação no decorrer dos próximos meses. Caso contrário, alerta o órgão, o poder de compra dos consumidores poderá ser comprometido, o que poderia impactar negativamente o volume de vendas do comércio.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Diógenes Correa Leite, a alta da inflação e as tradicionais despesas típicas de início de ano, como impostos e compra de material escolar, além das compras de final de ano, “pesaram no bolso” do consumidor e foram as principais responsáveis pelo aumento da inadimplência registrado no começo de 2013. “O consumidor não estava preparado para esse aumento no valor dos produtos e acabou se endividando”, frisou o dirigente. Vale lembrar que no mês de janeiro, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,86%, a mais alta em quase 8 anos.

Correa Leite, porém, acredita que a inadimplência deva sofrer uma redução gradual nos próximos meses. “O Governo já anunciou que essa baixa será sentida já no mês de março. Por isso, mantemos a confiança de que tudo será normalizado em breve, aumentando a intenção de compra do consumidor”.


Publicidade

Parceiros