SAE APLICA INSETICIDA ECOLÓGICO EM LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO DE ESGOTO PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DE PERNILONGOS

SAE - OURINHOS 26/02/2013 - 09:36:38 Diversos

A Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos (SAE) realizou na segunda-feira, 25, a limpeza dos aguapés e a aplicação de bioinseticida (inseticida ecológico) na lagoa de decantação de esgoto, localizada às margens do Rio Pardo, próxima ao Jd. Guaporé.

A SAE realiza essa ação de 15 a 20 dias, conforme explicação do Superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho. “Esse bioinsecitida é produzido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) é inofensivo ao meio ambiente, não faz mal ao ser humano e auxilia no controle de pernilongos (culeax). Realizamos essa ação quinzenalmente para combater a proliferação das larvas do pernilongo", detalhou. A aplicação do bioinseticida é regularmente feito nas duas lagoas de estabilização de esgoto, Rio Pardo e Rio Paranapanema.

O inseticida biológico contém apenas ingredientes naturais, como substâncias à base de soja, carboidratos naturais, sais e água. Estes componentes são utilizados como fontes de nutrientes para a bactéria Bacillus thuringiensis, que é utilizada internacionalmente no controle biológico de insetos.

Durante a produção do bioinseticida não são usados compostos químicos sintéticos que apresentem qualquer tipo de efeito tóxico ao meio ambiente ou às pessoas, bem como às espécies animais e vegetais.


Publicidade

Parceiros