EMEI MANUEL BANDEIRA RECEBE PRÊMIO PELO PROJETO “BRASIL NO PRATO DA ESCOLA”

Prefeitura M. de Ourinhos 13/03/2013 - 16:08:01 Diversos

Solenidade realizada na última segunda-feira, 11, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin

A EMEI Manuel Bandeira está em festa. Na última segunda-feira, 11, a escola foi destaque na cerimônia do prêmio Construindo a Nação, conquistando o primeiro lugar com o projeto “Brasil no Prato da Escola”, idealizado pela professora Maria Teresa Degaspari Salles.
A prefeita Belkis Fernandes fez questão de acompanhar a solenidade, que também contou com a participação de alunos, pais professores e diretores da escola, além da secretária de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes.
O objetivo do prêmio é estimular as escolas públicas e privadas a desenvolverem em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.
O premiado projeto ourinhense visa introduzir de forma lúdica alimentos como legumes, verduras e temperos na alimentação das crianças. “Fizemos o projeto em parceria com os pais e algumas empresas. Percebemos que havia dificuldade dos alunos em aceitar esses alimentos nas refeições e começamos a desenvolver receitas como pão de cebolinha, bolo de milho, entre outros. Isso despertou o interesse das crianças em comer esses alimentos e foi um sucesso. Tivemos orientação de uma nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, principalmente em relação a manipulação dos alimentos, pois os alunos literalmente colocavam a mão na massa para o preparo, destacou a professora Maria Teresa Degaspari Salles.
“Parabenizo os alunos, pais, professores e diretores da escola. Acredito que ações como essa fazem a diferença no ensino, pois garantem uma integração real famíla-escola. Agradeço o governador Geraldo Alckmin que esteve presente na cerimônia e entregou o troféu aos alunos de Ourinhos”, finaliza Belkis Fernandes.

Mães elogiam o projeto

O Prêmio “Construindo a Nação” é promovido pelo Instituto da Cidadania do Brasil, a Fundação Volkswagen e a Confederação Nacional das Indústrias, por meio do SESI e recebeu elogios de mães de alunos que participaram do projeto.
Para Ana Paula Geraldo que é mãe da pequena Amanda de quatro anos, após o projeto sua filha passou a comer mais. “Antes a alimentação dela era bem limitada, ela comia pouco, agora ela participa do preparo da salada comigo em casa. Antes ela não gostava muito de legumes e agora passou a comer em maior quantidade. Levei as receitas pra casa, fiz pão, bolo de milho que antes ela tinha receio e agora come. O projeto foi muito bom”, elogiou.
Juliana Maximiano da Silva contou que seu filho Natan de 5 anos, que “já era bom de garfo acrescentou novos alimentos à sua refeição. A visita que fizeram à horta comunitária foi muito importante. Ele ficou encantado com a terra, os produtos brotando e até me ajuda no preparo em casa. Percebo que a auto estima deles aumentou, a questão do ‘eu fiz, eu posso’, foi muito importante, assim como a questão de ordem dos ingredientes, enfim, cada coisinha que ele aprendeu acrescentou muito no aprendizado dele”, destacou.

Publicidade

Parceiros